segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Realidade e fantasia se confundem em Cisne Negro


Visceral. Acho que esse é o melhor adjetivo para descrever o filme Cisne Negro, em cartaz nos cinemas. O longa conta a história de Nina, uma bailarina que sonha em conseguir o papel principal numa montagem moderna de um dos balés mais clássicos do mundo, o Lago dos Cisnes.

Só que a busca pela perfeição em interpretar os cisnes branco e negro faz com que ela surte completamente, tamanha pressão. E sob esse aspecto, Cisne Negro chega a ser assustador! Acompanhamos toda a dedicação de Nina, suas frustrações por não conseguir atingir o que o diretor propõe, sua relação conflituosa com a mãe, a competitividade com as outras bailarinas da companhia, enfim, embarcamos juntos em todos os dramas da personagem.


E várias cenas acabam se confundindo. Você não sabe o que é real e o que é delírio, e isso faz você ficar ainda mais vidrado na história. E as cenas de dança são lindas. A cena de “transformação” de Natalie num cisne negro está entre as coisas mais bonitas que eu já vi na telona. E o final então? Arrebatador!

O diretor Darren Aronofsky soube tirar o que a atriz Natalie Portman tem de melhor. Não é à toa que ela é considerada uma das melhoras atrizes da nova geração, tamanho seu trabalho de entrega. Mereceu muito ter ganhado o Oscar na categoria. Já era fã dela e fiquei mais ainda depois deste filme. E Mila Kunis também está ótima como a rival de Nina, e protagoniza cenas “calientes” com ela.


É por tudo isso que Cisne Negro já está na lista dos meus filmes preferidos. Denso, tenso, de arrepiar... Não tem como não gostar. Vai por mim.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Música e Tecnologia no Porto Musical 2011


Pessoal, nos últimos dias vocês devem ter percebido que tenho postado pouco. É que fui escalado para cobrir o Porto Musical 2011, Convenção de Música e Tecnologia que está acontecendo em Recife, Pernambuco.

Juntamente com as outras emissoras da Arpub - a Associação das Rádios Públicas do Brasil, estamos fazendo matérias, reportagens, entrevistas, boletins e um programa diretamente daqui.

Tem sido uma experiência bem bacana, ainda mais porque nas horas de folga a gente dá aquela esticada e conhece alguns pontos turísticos da cidade. Do Nordeste eu já conhecia Natal, Fortaleza e Maceió. Recife é a primeira vez...

Bem, quem quiser mais detalhes sobre o Porto Musical pode clicar aqui. E quem quiser ouvir minhas matérias e participações ao vivo é só sintonizar a Rádio Inconfidência (AM 880 - FM 100,9) ou acessar o site da Rádio Agência Nacional, que disponibiliza o material gravado.

Abaixo seguem algumas fotos de Olinda, cidade vizinha à Recife, que eu conheci numa dessas minhas horas vagas.




O carnaval aqui ferve, né? Ainda bem que eu vim uma semana antes... (quem me conhece sabe que eu não sou muito fã de muvuca. E dizem que dá 2 milhões de pessoas nas ruas de Recife e Olinda nessa época do ano. Aff!)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A realeza britânica como você nunca viu


Ontem assisti ao filme recordista de indicações ao Oscar 2011 (são 12 no total): O Discurso do Rei.

O longa mostra uma realidade da realeza mais contemporânea. Nada daqueles trajes de época que deixavam reis e rainhas parecendo "bolos de noiva". O que já é bem interessante, não é mesmo? Foge do lugar comum... A história se passa nos anos 30, numa Londres cinzenta. Colin Firth é George, filho do Rei George V, e desde pequeno sofre com a gagueira. Um sério problema, já que ele precisa frequentemente fazer discursos para seus súditos.

Na tentativa de ajuda-lo, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) acaba o levando até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional. Desesperançoso no início, George acaba encontrando nele um grande amigo.


Seus exercícios fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce), numa fase bastante difícil, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Dirigido por Tom Hooper, O Discurso do Rei é um desses filmes que vai conquistando a gente aos poucos. Monótono no início, ele muda de figura quando mergulhamos no drama de George. Cada vez que ele precisa encarar o microfone é como se ele estivesse indo pra forca! Mérito do Colin Firth , que está estupendo no papel do Rei gago!

Geoffrey Rush também manda muito bem. Sem se rebaixar perante a realeza e com ótimas "tiradas", esse "médico-ator é responsável pelos melhores diálogos do filme. E a cena do discurso pré-guerra do rei, ouvida por milhares de ingleses, na qual ele fica o tempo todo ao lado de George, é bem emocionante! E a história é verídica, viu?

Acho difícil o longa voltar pra casa com 12 estatuetas, mas se ganhar pelos menos essas duas, de ator e ator coadjuvante, já será bem merecido.

Confira abaixo o trailer de O Discurso do Rei :



Por se tratar de uma produção britânica, tá cheinho de ator de Harry Potter no elenco de O Discurso do Rei, repare pra você ver... ah, o filme concorre ao Oscar nas seguintes categorias:

- Melhor Filme
- Melhor Diretor - Tom Hooper
- Melhor Ator - Colin Firth
- Melhor Ator Coadjuvante - Geoffrey Rush
- Melhor Atriz Coadjuvante - Helena Bonham Carter
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Fotografia
- Melhor Figurino
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Edição de Som
- Melhor Edição


E você, já assistiu o filme? O que achou? Deixe seu comentário!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como foi o show do Paramore em BH


Milhares de fãs histéricos compareceram ao show da banda Paramore, nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. Alguns mais animados - e dispostos - chegaram ao local com alguns dias de antecedência. E o que se via ontem nos arredores do local eram filas que dobravam o quarteirão.

O show começou pontualmente às 21h. O grande destaque foi mesmo a vocalista Hayley Williams. Com seus cabelos vermelhos, ela entrou no palco usando uma calça legging azul, uma blusa preta e com muita disposição! Ela pulava o tempo todo, sacudia a cabeça, dançava e interagia com o público, enquanto berrava suas músicas, que misturam pop, rock e hardcore... incrível! Em vários momentos ela se enrolou na bandeira de Minas, o que gerava berros e urros da galera.


Hayley mostrou um domínio que poucas vezes eu vi numa vocalista de banda. E eles estavam bem empolgados com o show - e a plateia correspondia à altura - e que altura! Saí quase surdo ao fim do espetáculo!

Confesso que gosto do som do Paramore, mas não conheço muito o repertório. O primeiro sucesso mesmo veio com 10 minutos de show: a ótima That's What You Get. Aos 30 minutos, veio Decode, trilha de Crepúsculo.

Depois de gastar muita energia, eles fizeram uma sessão com canções em versão acústica. O ponto alto foi a bela The Only Exception, com todos no ginásio acendendo seus celulares. Destaque ainda para CrushCrushCrush.



Mesmo com a saída recente de dois integrantes (os irmãos Josh Farro e Zac Farro - o Paramore substituiu o guitarrista e baterista a tempo da turnê sulamericana), o grupo esteve em grande sintonia. Bom para os mineiros, que puderam ver mais um grande show internacional em BH. Uma hora e meia de diversão garantida!

Agora eles seguem para shows no Rio de Janeiro (19), no Citibank Hall, e em São Paulo (20), no Credicard Hall.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Ritual é terror de arrepiar!


Eu não tive problemas quando assisti O Exorcista. Já outro filme do gênero, O Exorcismo de Emily Rose, me causou pesadelos na época. O Ritual, mais um longa-metragem em cartaz a tratar deste tema, segue a mesma linha.

Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo.

Uma vez lá, ele vai ter "aulas" com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista. Mas suas dúvidas e questionamentos só aumentam, assim como as suas reflexões sobre a crença em Deus e o diabo.

Juntos acompanhamos suas tentativas de exorcisar uma moça grávida, e percebemos que o processo de tirar o mal do corpo de uma pessoa pode ser mais complicado do que parece.

O elenco traz ainda a brasileira Alice Braga, que faz uma jornalista que quer escrever uma matéria sobre o Padre Lucas.


O filme tem cenas fortes, daquelas que causam arrepios. Os possuídos se contorcem, mudam de voz, vomitam pregos, os olhos ficam brancos... e ainda tem um cavalo de olhos vermelhos que eu não gosto nem de lembrar! Aff!

O Anthony Hopkins está muito bem no papel, principalmente depois que "o feitiço vira contra o feiticeiro" e ele é possuído pelo coisa-ruim! Cabe ao jovem Michael confrontar sua fé e exorcisar quem exorcisava os outros!

Qualquer explicação científica para as possessões é rechassada no filme. O demo existe sim e pode possuir qualquer um. Deus me livre!

Se você se assusta com esse tipo de filme, passe longe do cinema. Mas se gosta de sentir medo na sala escura (assim como eu), aventure-se! Mas saia do cinema fazendo o sinal da cruz!

Abaixo, o trailer do filme:

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Só showzaço no Grammy 2011


Eu fico de cara com as apresentações musicais do Grammy. A 53ª edição da premiação, que aconteceu ontem em Los Angeles, surpreendeu não só pelos vencedores, mas pelas performances ao vivo.

Segue abaixo uma lista com alguns momentos marcantes dessa grande festa da música:

* O show de abertura com o encontro inédito de Christina Aguilera, Jennifer Hudson, Martina McBride, Yolanda Adams e Florence Welch, que fizeram um animado tributo à Aretha Franklin. Parecia um concurso pra ver quem gritava mais, mas foi muito bonito. Todas mandaram bem.

* Lady Gaga saiu de um casulo para cantar sua nova música, Born This Way.


* Usher e Justin Bieber relembraram a parceria de 4 anos atrás, quando o astro mirim despontava para a fama. JB cantou Never Say Never com Jaden Smith, enquanto os pais do ator babavam na plateia; e Usher interpretou OMG.


* Palmas para a apresentação do Muse - os efeitos no telão durante a música Uprising foram fantásticos!

* B.o.B, Bruno Mars e Janelle Monáe se juntaram para cantar Nothin' on You, e depois eles fizeram apresentações separadas. Destaque para o efeito envelhecido na imagem durante o show solo de Mars.

* Cee Lo Green se fantasiou para mostrar Forget You (versão light de Fuck You), com direito a participação de Gwyneth Paltrow, repetindo a performance dela em Glee. Bonecos dos Muppets "formavam" a banda de apoio.



* Katy Perry, do alto de um balanço, cantou seu novo hit Not Like the Movies e a ótima Teenage Dream.

* Um elétrico Mick Jagger debutou no Grammy, num tributo a Solomon Burke.

* Dose dupla de Rihanna: com Eminem, na já batida Love The Way You Lie, e com Drake na sensacional What's My Name?


VENCEDORES

O Grammy tem mais de 100 categorias e pra festa não ficar muito cansativa, a maioria dos prêmios foram anunciados em um local anexo ao Staples Center, sem serem exibidos na TV. Apenas os gramofones dourados das principais categorias foram entregues na festa, a saber:

* Álbum do ano: The suburbs - Arcade Fire
* Melhor álbum de rap: Recovery - Eminem
* Música do ano: Need you now - Lady Antebellum
* Melhor álbum de rock: The resistance - Muse
* Melhor performance pop de dupla ou grupo: Hey, soul sister (live) - Train
* Melhor álbum pop vocal: The fame monster - Lady Gaga
* Melhor álbum de R&B: Wake Up! - John Legend e The Roots
* Melhor álbum country: Need you now - Lady Antebellum
* Melhor performance country feminina: The house that built me - Miranda Lambert
* Gravação do ano: Need you now - Lady Antebellum
* Artista revelação: Esperanza Spalding



A noite foi mesmo do Lady Antebellum. Eu já fiz um post sobre eles há um tempo, lembram? Merecido!

A lista completa de vencedores você encontra aqui.

E então, o que vocês acharam do Grammy 2011? Deixe seu comentário!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A origem dos X-Men em 'Primeira Classe'

A Fox Films divulgou essa semana o trailer do novo filme dos X-Men.


First Class se passa nos anos 60 e conta a história do primeiro encontro de Ekrik Lehnsherr (Michael Fassbender), o futuro Magneto, com Charles Xavier (James McAvoy). Entre os vilões estará o líder do Clube do Inferno, Sebastian Shaw, interpretado por Kevin Bacon.



Promete, não? Achei bacana a escolha dos atores e os efeitos especiais são excelentes!

O longa chega aos cinemas no dia 3 de junho deste ano e tem direção de Matthew Vaughn com roteiro de Bryan Singer e Josh Schwartz.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ouça a nova música da Lady Gaga


São poucas as vezes em que a gente gosta de uma música de cara, né? Mas depois, de tanto ela tocar nas rádios, você acaba se acostumando. Até que ela toca tanto que você enjooa. Vamos ver qual será a trajetória de Born This Way, a nova da Lady Gaga que foi lançada hoje.



O álbum com o mesmo nome chega às lojas no dia 23 de maio. Mas domingo agora ela se apresenta no Grammy.

E aí, gostaram da música? Eu achei bacana. Alguém duvida que ela chega ao topo das paradas ainda essa semana?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Prepare seus nervos para assistir 127 Horas


Estreia dia 18 de fevereiro no Brasil o filme 127 Horas. Com 6 indicações ao Oscar, o longa conta a história de Aron Ralston, um alpinista que, ao se aventurar pelas montanhas de Utah, fica preso por 127 horas com uma pedra em cima de seu braço. Não aguentando mais a dor e sem ninguém que pudesse ajudá-lo, ele resolve cortar o seu próprio braço com um canivete que tinha no bolso. Tenso, não?

A direção é de Danny Boyle e no elenco estão James Franco, Lizzy Caplan, Kate Burton, Amber Tamblyn, entre outros.


Agora, se você tem estômago fraco, é bom se preparar: médicos australianos advertiram os cidadãos que o filme não é indicado para algumas pessoas devido ao realismo da cena de mutilação. Tem gente em Sidney sofrendo desmaios, vômitos e até ataque epilético dentro do cinema.

O próprio diretor já foi obrigado a pedir desculpas ao público quando seis espectadores desmaiaram durante a exibição do filme no Canadá e nos Estados Unidos.



E aí, você vai ver a cena ou vai fechar os olhos na hora?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os indicados ao Oscar de Melhor Filme em versão Lego

Os cartazes dos filmes hoje em dia são um capítulo à parte na divulgação dos longas, não é verdade? Alguns são muito legais! Mas melhor ainda é a versão "Lego" que fizeram daqueles filmes indicados à principal categoria no Oscar 2011.

Vamos compara-los?

A Rede Social





Cisne Negro





A Origem





127 Horas





O Discurso do Rei





Minhas Mães e Meu Pai





O Vencedor





Inverno da Alma





Bravura Indômita





Toy Story 3





E aí, qual você mais gostou?

Quero aproveitar e agradecer a minha amiga Tammy Cecim, do ótimo blog O Glacê do Bolo, que me deu a ideia deste post.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os novos comerciais de Thor e Capitão América

O Super Bowl é assim mesmo, pessoal. Eles aproveitam a audiência astronômica da final do campeonato de futebol americano (calculada em mais de 100 milhões de pessoas, nos EUA) para divulgar filmes, séries e outros produtos, a custos milionários. 30 segundos custam 3 milhões de dólares!

Dois filmes de super-heróis que prometem dar o que falar esse ano tiveram comerciais exibidos ontem. Vamos dar uma olhada neles?

Capitão América - O Primeiro Vingador



Como pudemos ver, o vídeo se concentra na criação do supersoldado. O cara entra magrinho na capsula e sai todo musculoso! Dá pra ver também o aparecimento do vilão Caveira Vermelha.

No elenco estão Chris Evans (Steve Rogers), Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine), entre outros.

A estreia é dia 22 de julho nos EUA e dia 29 de julho no Brasil.

Thor



O teaser-trailer começa a mostrar um pouco mais do poder do martelo Mjolnir. No elenco, Chris Hemsworth, Natalie Portman, Kat Dennings, Tom Hiddleston , Clark Gregg, dentre outros.

Thor estreia no Brasil no dia 29 de abril, uma semana antes dos EUA.

Além desses, também foram exibidos nos intervalos do Super Bowl os novos trailers de Rio, Piratas do Caribe 4, Super 8 e Transformers 3.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

As novas músicas de Michael Bublé e Maroon 5

O cantor canadense Michael Bublé acaba de lançar seu novo single, Hollywood. A música é uma crítica à cultura de celebridades e faz parte da edição de relançamento do CD Crazy Love.

O clipe é bem legal e traz Michael Bublé parodiando o astro Justin Bieber, num duelo de faroeste e até como um astronauta numa nave espacial. Confiram:



O Maroon 5 também está com música nova nas paradas, Never Gonna Leave This Bed. No clipe, o vocalista da banda, Adam Levine, aparece em cenas íntimas com a namorada, a modelo russa Anne Vyalitsyna.



Never Gonna Leave This Bed é o 4º single do álbum Hands All Over, lançado ano passado.

Muito boas as duas canções, não?

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O mais esperto entre a maioria dos ursos


Ontem fui assistir à adaptação de um dos desenhos mais famosos da dupla Hanna-Barbera para o cinema. Zé Colmeia - O Filme traz o urso mais faminto do Parque Jellystone e seu melhor amigo Catatau, sempre tentando ou arquitetando uma forma de roubar as cestas de piquenique dos visitantes distraídos.

O longa-metragem é voltado para o público infantil (e para aqueles adultos saudosos que assistiam ao desenho nos anos 80), mas os pequenos vão curtir mais. Eu não esperava muita coisa, mas acabei me surpreendendo. O roteiro é fraco, mas o carisma dos protagonistas, principalmente do Catatau, faz com que a gente goste do filme. E acabe dando uma ou outra gargalhada com as trapalhadas dois dois.


A história é a seguinte: O parque Jellystone amarga um enorme prejuízo financeiro. Devido a isto, o prefeito da cidade pretende fechá-lo e vender suas terras, de forma a incentivar sua campanha para governador. Ao saber disto, Zé Colmeia e Catatau unem forças com o guarda Smith (Tom Cavanagh) e Rachel (Anna Faris), uma cineasta que está rodando um documentário no parque, na tentativa de encontrar uma saída para salvar Jellystone.

Misturando animação com atores de carne e osso, o longa original passa bem rápido (tem só 1h20 de duração) e traz as vozes de Dan Aykroyd (Zé Colmeia) e Justin Timberlake (Catatau). Eu vi dublado...

Abaixo, o trailer de Zé Colmeia - O Filme:



Achei divertido. Fica a dica.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vejam o clipe "proibido" da Rihanna

O novo single da cantora, S&M, foi censurado em 11 países apenas um dia depois de estrear na internet. A MTV, tentando amenizar a situação, planeja reeditá-lo para que ele possa ser exibido durante o dia. Já o YouTube está pedindo uma identificação de maioridade antes que os usuários possam assisti-lo na rede.

A polêmica se justifica: no vídeo, Rihanna aparece amarrada em cordas, prende o blogueiro Perez Hilton como se fosse um cachorro, chicoteia jornalistas e beija uma mulher amordaçada. A artista ainda chupa uma banana e simula sexo com os figurantes do videoclipe.

Dá só uma olhada:



Quem quiser acompanhar a letra da música e a sua tradução é só clicar aqui.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A mais desejada de 2011... mas já?

O site americano Ask Men, voltado para o público masculino, aproveitou o início do ano para eleger a mulher mais desejável de 2011. A vencedora foi a atriz Blake Lively, da série Gossip Girl. Uma bela arrancada, já que no ano passado ela estava na 85ª posição.


Em segundo lugar ficou a atriz Mila Kunis, coadjuvante de Natalie Portman em Cisne Negro. Sofia Vergara, da série Modern Family, ficou em terceiro.



A Revista Vip faz uma eleição semelhante todo ano, a de Mulher Mais Sexy do Mundo. A última lista saiu em novembro de 2010. Vamos comparar as vencedoras?

TOP 10 - ASK MEN

1º - Blake Lively
2º - Mila Kunis
3º - Sofia Vergara
4º - Selita Ebanks
5º - Miranda Kerr
6º - Cheryl Cole
7º - Scarlett Johansson
8º - Katy Perry
9º - Anne Hathaway
10º - Jessica Pare


TOP 10 VIP

1º - Juliana Salimeni
2º - Ana Hickmann
3º - Claudia Colucci / Cacau
4º - Angelina Jolie
5º - Cleo Pires
6º - Nicole Bahls
7º - Claudia leitte
8º - Grazi Massafera
9º - Deborah Secco
10º - Juliana Paes


E aí, qual você prefere? Dúvida do autor deste post: Dá pra juntar as duas? ;-)