quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Uma jornada em busca do autoconhecimento

Eu posso dizer que o filme A Vida Secreta de Walter Mitty é uma grande "viagem". E de fato é mesmo, nos dois sentidos da palavra. O personagem-título, vivido por Ben Stiller, é um homem tímido e retraído, que trabalha no setor de arquivo e revelação de fotografias de uma famosa revista, que está prestes a ser fechada para ter apenas conteúdo online.

Apaixonado por uma colega de trabalho, ele passa os dias tentando se declarar, sem sucesso. Vira e mexe ele fica "fora do ar", abstrai de tudo a sua volta e embarca em aventuras imaginárias. No início é até legal ver até onde vai a criatividade dele, mas algumas são bastante nonsenses. 

Sua vida começa a mudar quando o famoso fotógrafo Sean O'Connel (Sean Penn) manda para ele um pacote com importantes negativos, sendo que um deles será a capa da última edição impressa da revista. Mas justamente esse negativo vem faltando. 

Seguindo pistas que ele acredita estar nas outras imagens, e com a ajuda de Cheryl (Kristen Wiig), seu amor platônico, ele parte em uma incrível jornada atrás do fotógrafo. E é aí que as suas viagens imaginárias vão dar lugar a aventuras reais, que colocarão à prova toda a sua coragem e determinação. Voar de helicóptero com um piloto bêbado, enfrentar um tubarão, escapar de um vulcão em erupção... é mole ou quer mais?

Pra mim, A Vida Secreta de Walter Mitty pode ser considerado um road movie. A história se desdobra na Groenlandia, Islândia, Himalaia... A fotografia é belíssima e destaca belas paisagens. A transformação pelo qual passa Walter Mitty é inspiradora e é impossível não se identificar com a personagem em pelo menos algum momento. 

Outra coisa que é muito bacana é que vários letreiros do filme são incorporados aos cenários e aparecem nas fachadas dos prédios, nas ruas, nos telhados... Stiller, que também assina a direção, conseguiu fazer um filme tocante, com uma bela mensagem e desfecho. Afinal, tem horas que é preciso parar de sonhar e começar a viver!



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O teatro como agente de transformação

Vencedor do prêmio APCA na categoria ator, ganhador de melhor ator no Prêmio Qualidade Brasil e indicado a Melhor ator no Prêmio Shell 2013, Cássio Scapin chega a BH com o espetáculo “Eu Não Dava Praquilo”.

Além de contar passagens da vida pessoal e profissional da atriz e diretora paulista Myrian Muniz (1931-2004) a partir da sua biografia, o espetáculo pretende ser uma homenagem ao ofício teatral e sua importância como agente de transformação, tanto individual quanto social. Trata-se de um monólogo cômico dramático, que também relembra a história do teatro, seus ensinamentos, prazeres, decepções, obstáculos e relevância para toda a sociedade.

"Eu Não Dava Praquilo" fica em cartaz de 08 a 19 de janeiro, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), espaço que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Com roteiro de Cássio Junqueira e Cassio Scapin, que também atua sozinho no palco, a peça tem direção de Elias Andreato, cenografia e figurino de Fabio Namatame.

SERVIÇO

“Eu Não Dava Praquilo”, com Cassio Scapin
Duração: 60 minutos / Classificação: 16 anos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450 – TEATRO 01
Datas: de 08 a 19 de janeiro (quarta a domingo – sendo dia 07/01 estreia para convidados)
Horários:
quarta-feira a sexta-feira às 20h
sábado (duas sessões) às 18h e 20h
domingo às 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) – na bilheteria do teatro
Informações: 31 3431-9400

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

As músicas mais tocadas de 2013

Pesquisa divulgada pela empresa Crowley levou em conta as músicas tocadas em mais de 450 rádios entre as maiores emissoras do país. Para 2013, foram consideradas as execuções até o fim de novembro. Pelo terceiro ano seguido, o sertanejo foi o gênero que mais se destacou. Confira a lista completa (quer você goste ou não!):

#1 - Vidro Fumê - Bruno & Marrone


#2 - Te Esperando - Luan Santana


#3 - Show das Poderosas - Anitta


#4 - Vagalumes - Pollo e Ivo Mozart


#5 - Amor de Chocolate - Naldo Benny


#6 - Don't Worry Child - Swedish House Mafia


#7 - Amiga da Minha Irmã - Michel Teló


#8 - 93 Million Miles - Jason Mraz


#9 - Sogrão Caprichou - Luan Santana


#10 - Choro - Leonardo


E aí, o que você achou? Do total, são 76 músicas nacionais e 24 internacionais. Para conferir a lista completa das 100+, clique aqui.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O nome dela é Carrie

Sempre listado entre os melhores filmes de terror de todos os tempos, Carrie, a Estranha ganhou um remake digno de elogios. Eu não vi o original de 1976 dirigido pelo Brian de Palma e estrelado por Sissy Spacek, mas gostei bastante do novo. A única coisa que eu sabia era da famosa cena do banho de sangue sofrido por Carrie em seu baile de formatura - cena essa já reproduzida em dezenas de outros filmes e séries. Então, tirando isso, o filme era novidade pra mim.

O longa retrata o grande massacre ocorrido na cidade americana de Chamberlain. A responsável é Carrie White, uma adolescente oprimida pela mãe Margaret, uma fanática religiosa (Juiane Moore rouba a cena mais uma vez. Incrível como ela consegue passar toda a loucura da personagem, capaz de se automutilar em nome da fé.). Além dos maus tratos em casa, Carrie também sofre com o bullying dos colegas de escola, que nunca compreenderam sua aparência nem seu comportamento.

Um dia, quando a jovem menstrua pela primeira, ela se desespera e acredita estar morrendo, por nunca ter conversado sobre o tema em casa. Mais uma vez ela é ridicularizada pelas garotas do colégio, que filmam e postam o vídeo na internet. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e uma das alunas que zombaram dela, arrependida, pede que o namorado, um aluno muito popular, a convide para a festa de formatura. Mas uma outra aluna que foi proibida de ir à festa prepara uma terrível armadilha. Dotada de poderes telecinéticos, Carrie irá usá-los durante o baile, quando os jovens mais populares da escola a humilham diante de todos.

No papel da protagonista foi escalada a atriz Chloë Grace Moretz (que já tinha feito antes "A Invenção de Hugo Cabret" e "Sombras da Noite"). Ela está muito bem no papel. Sua transformação é visível: de garota tímida e oprimida, ela passa a dominar seus poderes e até a desafiar a mãe, impondo suas vontades. As cenas de morte no baile são fortes, mas quando ela começa a se vingar dos alunos, a sensação é de "Uh, bem-feito!", sabe? "Quem mandou ficar zoando com a pobre da garota? Agora aguenta as consequências!". (Me senti bem malvado agora, hehehe...)

Tudo bem que esse remake tem suas falhas (ele é claro demais e a edição de som deixa a desejar). Mas pelo menos ele apresentou às novas gerações um dos filmes mais clássicos do gênero. E que ele sirva pelo menos como ponto de partida para que o público assista o original e tire suas próprias conclusões. É o que eu vou fazer.

Abaixo, os trailers do original e do remake.





ATUALIZAÇÃO

Assisti o filme original ontem. Me surpreendeu as cenas de nudez, não achei que teria. As cenas de morte no baile não são tão explícitas. Diferentemente da Juliane Moore, Piper Laurie faz a mãe da Carrie mais histérica. Sissy Spacek está bem no papel. Claro que, comparando com o atual, os efeitos especiais deixam a desejar. Mas mesmo pra época eu não achei o filme tão assustador assim.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Concerto sacro de graça no Palácio das Artes


No dia 1º de outubro deste ano, subiram ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes o canto erudito do Coral Lírico de Minas Gerais e da soprano Rita Medeiros; o swing da Big Band Palácio das Artes; e a precisão improvisada do sapateador Steve Harper. A apresentação foi um sucesso! E agora o público terá uma nova chance de conferir este belo espetáculo!

Sucesso de público na primeira temporada, até então inédito em Belo Horizonte, o Concerto Sacro, de Duke Ellington, terá nova edição no dia 21 de dezembro. Com entrada gratuita, o concerto sela o êxito da parceria entre o Coral Lírico de Minas Gerais e a Big Band Palácio das Artes, sob a regência do Maestro Lincoln Andrade, Regente Titular do Coral.

Os ingressos para a apresentação começam a ser distribuídos a partir do dia 18 de dezembro, na bilheteria do Teatro. Serão apresentados os melhores momentos da série de obras sacras do autor, com arranjos dos dinamarqueses John HØybye e Peder Pedersen. Rita Medeiros vai apresentar diversas peças. Um dos momentos marcantes será a dobradinha que a cantora fará com o Coral Lírico no jingle Sweet, fat and hat, que Ellington compôs para uma marca de adoçantes. O bailarino alemão, criado nos Estados Unidos e residente no Rio de Janeiro, Steve Harper, sobe ao palco para sapatear ao som de David Danced Before The Lord.

SERVIÇO

Evento: Concerto Sacro – Duke Ellington, com o Coral Lírico de Minas Gerais, Big Band Palácio das Artes, a soprano Rita Medeiros e o sapateador Steve Harper
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 - Centro
Data: 21 de dezembro de 2013 (sábado)
Horário: 20h30
Classificação: Livre
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir do dia 18 de dezembro

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

De volta às origens

O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, apresenta o resultado da 16ª edição do projeto Oficinão: o espetáculo "Ensaio de Mentira ou o último ensaio para dizer a verdade".

No momento em que o Galpão Cine Horto celebra seus 15 anos com uma programação comemorativa, o projeto convidou antigos parceiros para um novo encontro. Remontando às suas primeiras edições, quando as montagens foram coordenadas por integrantes do Grupo Galpão, a edição deste ano convidou os atores e diretores Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia para assumirem a coordenação, e o elenco reúne apenas atores que já participaram de alguma das edições anteriores do Oficinão.

"Ensaio de Mentira..." nasce do desejo de se investigar as relações entre vida e arte, criadores e criaturas, realidade e ficção. São nove atores em cena tentando contar histórias que traduzam o que eles realmente querem dizer, num jogo de verdades e mentiras, realidade e ficção. O ensaio de um cabaré é o pretexto para o encontro desses personagens em busca de algum sentido para suas vidas.

Serviço

"Ensaio de Mentira ou o último ensaio para dizer a verdade"
Até 22 de dezembro de 2013
Sexta a sábado, 21h | Domingo, 20h
R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia-entrada)
Segunda temporada: 23 de janeiro a 16 de fevereiro de 2014
(integrando a programação do Verão Arte Contemporânea)
No Galpão Cine Horto | Rua Pitangui, 3613 – Horto | BH | MG
Informações: (31) 3481-5580 | www.galpaocinehorto.com.br

domingo, 8 de dezembro de 2013

Sessões extras de "Prazer"

A Cia. Luna Lunera comemora o sucesso da temporada de “Prazer” no CCBB Belo Horizonte com novidades! A partir deste domingo, 08/12, a temporada abre sessões extras da peça: serão cinco sessões extras, às quintas-feiras às 20h, e nos domingos às 16h, até o dia 22 de dezembro.

Dessa forma, a Cia. Luna Lunera celebra o êxito dessa temporada de inauguração do teatro do CCBB. O espetáculo já foi visto por mais de 6.000 pessoas em BH desde a estreia e teve praticamente todas as sessões esgotadas, em suas 25 apresentações.

Até agora foram 33 apresentações de “Prazer” em São Paulo, 2 em Curitiba, 40 no Rio de Janeiro, 13 em Brasília, 1 em Mariana e 25 em Belo Horizonte.

“Prazer” mostra o reencontro de quatro amigos que, apesar das angústias, das frustrações e impasses cotidianos, tentam a coragem de buscar a alegria. O espetáculo tem concepção e dramaturgia da Cia. Luna Lunera e contou com um núcleo de colaboradores artísticos formado por Éder Santos, Jô Bilac, Mário Nascimento e Roberta Carreri.

SERVIÇO
"Prazer" da Cia. Luna Lunera
Até 22 de dezembro no CCBB BH - Circuito Cultural Praça da Liberdade
Sextas às 20h e sábados e domingos às 19h
Sessões extras: quintas-feiras às 20h, e nos domingos às 16h, até dia 22 de dezembro.
Duração: 105 min. - Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos R$ 10,00 inteira e R$5,00 meia


sábado, 7 de dezembro de 2013

Cuidado pra não levar um choque

Já caiu na rede (ou seria na teia?) o primeiro trailer de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Veja só:



Nesse novo filme, Peter Parker está com a vida bem atribulada. Ele precisa derrotar alguns bandidos e ter um tempo livro com sua amada. Mas uma nova ameaça está por vir: um vilão poderoso que fará de tudo para derrota-lo.

Após anos de rejeição na sociedade, o personagem Max Dillon se transformou em um homem amargo com uma adoração obsessiva pelo Homem-Aranha. De maior fã do super-herói, ele torna seu maior inimigo – o terrível Electro.

No elenco estão Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacey), Jamie Foxx (Electro), Sally Field (Tia May), Dane DeHaan (Harry Osborn), Paul Giamatti (Rhino), entre outros. A direção é de Marc Webb.

A estreia está marcada para o dia 1º de maio de 2014.

Inauguração do Teatro de Câmara do Cine Brasil

Wilma Henriques é a protagonista de A Dama Desnuda, a primeira peça a ser apresentada no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, o mais novo palco da capital.

O local, totalmente reformado, conta com dois espaços para apresentações: o Grande Teatro (que originalmente abrigava 1.800 lugares, agora reduzidos a mil) e o Teatro de Câmara (200 lugares, com cadeiras originais do cinema, para apresentações de menor porte).

A Dama Desnuda conta a historia da carreira de uma atriz e vários momentos de sua vida. Consagrada a primeira dama do teatro mineiro, ela prepara para receber uma homenagem, quando se depara com a presença de uma fã em seu camarim.

Dirigido por Carluty Ferreira e com supervisão artística de Jair Raso e texto de Renato Millani, o espetáculo é uma produção do Grupo Gambiarra. No elenco está também a atriz Patrícia Thomaz.

A peça já foi apresentada em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Itaúna, Nova Lima e Confins.

Serviço
“A Dama Desnuda"
Data: 12 a 15 de dezembro
Local: Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec - Rua Carijós, 258 - Praça Sete – Centro
Horário: quinta a sábado às 20 horas – a apresentação de domingo será fechada
Ingressos nos postos do Sinparc – R$ 10,00
Na bilheteria do teatro - R$20,00 (inteira); R$10,00 (meia)
Telefone: 3222-4389
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Casa do Riso traz Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena a BH

Os atores Paulo Vilhena e Fernanda Rodrigues trazem, pela primeira vez à capital mineira, o espetáculo "Tô Grávida!", uma comédia romântica que fala de uma das épocas mais lindas, porém delicadas, da vida de um casal: a gravidez e o nascimento do bebê. 

A história é contada em dois tempos distintos: o presente, onde os protagonistas Thales e Bianca estão fazendo terapia de casal e falam diretamente com a plateia, criando assim uma cumplicidade imediata com o público, e o passado, que entremeia o discurso deles, contando e ilustrando sua trajetória em cenas hilariantes.

Numa espécie de "Você Decide", a própria plateia fica responsável pelo desfecho da história, onde há uma enquete e eles escolhem o final.

Escrita por Regiana Antonini (“Doidas e Santas”, “Meu ex imaginário”) e dirigida por Pedro Vasconcelos (“Dona Flor e seu 2 maridos”, “Tudo por um PopStar”), "Tô Grávida!" promete arrancar boas gargalhadas e emocionar em 70 minutos de puro entretenimento.

Serviço
“Tô Grávida!”
Data: 14 e 15 de Dezembro, Sábado e Domingo, 20h
Local: Teatro Bradesco | Rua da Bahia, 2244 - Lourdes
Ingressos: R$ 80 inteira / R$ 40 meia entrada
Pontos de venda: Bilheterias do Teatro Bradesco
Vendas on-line: www.IngressoRapido.com.br
Mais informações pelo telefone (31) 3022-5511

domingo, 1 de dezembro de 2013

Incubus em BH


Um dos destaques do Summer Break Festival em São Paulo e no Rio de Janeiro, a banda de rock Incubus confirmou mais um show da turnê que fará no Brasil em dezembro, desta vez em Belo Horizonte. O grupo irá se apresentar na capital mineira no dia 12 de dezembro.

A banda foi formada no final dos anos 90, quando Brandon Boyd, Mike Einziger e Jose Pasillas se conheceram no colegial em Calabasas, California. O grupo despontou no cenário musical com o single “Drive”, que chegou ao topo das paradas da Billboard.

Além deste hit, o álbum "Make Yourself", de 1999, também lançou sucessos como “Pardon Me” e “Stellar”. Dois anos antes, o EP "Enjoy Incubus" e o álbum "S.C.I.E.N.C.E." ajudaram o grupo a ganhar visibilidade no circuito de rock que estava em expansão na época, abrindo shows de bandas como Korn e Primus.

Em 2011, a banda lançou o sétimo disco, "If Not Now, When?", o primeiro em cinco anos.



SERVIÇO

Show Incubus em BH
Data: Quinta-feira, 12 de dezembro de 2013.
Horário: 21h30
Local: Chevrolet Hall - Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro.
Ingressos: de R$ 100 a R$ 200 (Preço promocional limitado)
Duração: aproximadamente 1h30
Classificação etária: 14 e 15 anos: Permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsável.
16 anos em diante: Permitida a entrada desacompanhados
Central de Vendas Tickets For Fun: 4003-5588