Subir ao palco sem saber o que fazer. A situação, que pode parecer bastante assustadora pra uns, faz parte da rotina de quem pratica o teatro de improvisação. A “Impro”, como é carinhosamente chamada por aqueles que gostam dessa arte, é o mote do espetáculo “Coletivo da Improvisação”, do grupo ImproColetivo, que completa 3 anos em agosto.
Para celebrar a data, o ImproColetivo – que é formado por Bárbara Lima, Eugênio Macêdo, Janio Fonseca e Pedro Vieira – apresenta dois novos reforços: Sérgio Di Napoli e Chris Costa, que entraram para o grupo logo após a realização do 2º Campeonato Mineiro de Impro (quando o ImproColetivo garantiu a medalha de bronze).
“Eles chegam para somar”, garante Bárbara, que teve a chance de improvisar com o “Impromation”, então grupo de Chris e Sérgio, durante o campeonato. “Eles foram eliminados na 1ª fase, mas como a Impro é uma troca e a gente sempre aprende um com o outro, resolvemos chamá-los para entrar para o ImproColetivo. Que bom que eles aceitaram!”, comemora.
Apesar de todos terem outras profissões (Janio e Pedro são jornalistas; Eugênio é historiador; Bárbara é professora de teatro; Chris é fisioterapeuta e Sérgio Di Napoli é cantor), todos se encantaram pela impro desde a primeira vez que assistiram a um espetáculo do tipo.
Segundo Pedro Vieira, o público que gosta de conferir apresentações de Stand Up Comedy muitas vezes acompanha uma mesma piada de uma semana pra outra. “Na improvisação é diferente, já que é a plateia que sugere os temas segundos antes. Uma apresentação nunca é igual à outra”, compara.
É hora de celebrar!
A primeira vez que o ImproColetivo se apresentou foi em 2011 na Matriz Casa Cultural, quando ficou quase dois meses em cartaz, sempre nas noites de segunda-feira. Depois disso foram realizadas temporadas na OSS Umami Lounge (antiga casa noturna na região da Savassi), Circuito do Humor (Teatro Izabela Hendrix), Festival Escambo (Sabará) e Festival de Teatro Abobrinhas (Contagem), além de faculdades e empresas.
No “Coletivo da Improvisação”, nome dado ao espetáculo que volta em cartaz, tudo é espontâneo. As cenas são criadas na hora, sem ensaio prévio, com títulos sugeridos pelo público. A partir daí, tudo pode acontecer: boas histórias, espontaneidade e diversão ao vivo.
Entre os desafios propostos estão alguns preferidos pelo público como o “Jogo do Troca”, “Jogo do Quadrado” e “Contra o relógio”. “Nos inspiramos em grupos de sucesso, tais como a Uma Companhia e Os Barbixas, mas procuramos dar a nossa cara ao espetáculo. O desafio é a nossa adrenalina!”, diz Eugênio Macêdo.
Convidado Especial
Na curta temporada que o grupo faz na Associação Crepúsculo, haverá também a participação mais que especial do ator pernambucano Evilásio Andrade, do “Embromation”, grupo de Improvisação de Recife que já participou do programa “Tudo é Possível”, da TV Record.
O ator, que está de passagem por BH, tem treinado com o grupo aos sábados. Mas como ele mesmo diz, “Treino é treino, jogo é jogo. O que a gente faz é praticar o formato de alguns jogos, mas como os temas das cenas só serão dados pela platéia no dia, é tudo muito imprevisível”.
SERVIÇO
Espetáculo “Coletivo da Improvisação” do grupo ImproColetivo
Quando: De 8 a 10 de Agosto de 2014
(Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h)
Local: Associação Crepúsculo – Rua Sertões, 147 – Prado
Valor: R$ 12 a inteira / R$ 6 a meia
Informações: facebook.com/improcoletivo ou twitter.com/improcoletivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário