O encerramento da Mostra dedicada a Humberto Mauro – O grande pioneiro do Cinema Brasileiro levará ao Grande Teatro do Palácio das Artes a obra-prima dele, Ganga Bruta, nos dias 10 e 11 de junho, às 20h30. Os ingressos custam 10 Reais a inteira.
A trilha sonora será executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Na ocasião, será prestada homenagem a Cyro Siqueira, nome decisivo da crítica cinematográfica mineira e brasileira. O processo de recuperação da partitura original, feita pelo Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Marcelo Ramos, levou 3 meses para ser concluída.
GANGA BRUTA
Filme de 1933, produzido para a Cinédia, Ganga Bruta aborda tema polêmico para a época – violência urbana e repressão sexual. Consta na sinopse que na noite de núpcias, homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Depois, enriquece e se apaixona por uma jovem inocente.
Relegado ao esquecimento, o filme foi recuperado em 1952 para a 1ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que o consagraria como a obra-prima de Humberto Mauro. Anos depois, em sua Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, Glauber Rocha o consideraria “um dos vinte maiores filmes de todos os tempos” e atribuiria a Humberto Mauro o título de “pai do cinema brasileiro”.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Mostra "HUMBERTO" termina em grande estilo
Postado por
Pedro Henrique Vieira - Jornalista, ator, cinéfilo, viciado em TV, música, internet e cultura pop em geral!
às
09:12
Marcadores:
cinema,
Ganga Bruta,
Humberto Mauro,
Mostra Humberto,
Palácio das Artes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário