quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Cinema no Paraíso
Criado em 1960, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI) é o mais antigo evento de cinema da América Latina. A mostra passa pelas novas tendências do mundo do cinema, ao mesmo tempo em que mantém o foco central no cinema latino-americano.
E a 52ª edição do evento, na Colômbia, vai reunir grandes produções do cinema da Colômbia, de países iberoamericanos e de outras localidades do mundo. O Brasil será representado com onze filmes no festival, que vai de 23 a 29 de fevereiro de 2012 e exibirá longas, curtas-metragens e documentários.
Pela primeira vez, as projeções serão gratuitas em todos os cenários da cidade banhada pelo Mar do Caribe. A organização do evento espera oito mil expectadores.
Entre as produções brasileiras confirmadas estão Heleno, do diretor José Henrique Fonseca, que conta a história do jogador Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro; Histórias que só Existem Quando Lembradas, de Julia Murat, co-produção de Brasil, Argentina e França; Violeta se Fue a los Cielos, do chileno Andres Wood, numa co-produção entre Chile, Argentina e Brasil; além do documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres cantam músicas que marcaram suas vidas.
Dos 20 curtas-metragens da mostra, seis são brasileiros, sendo eles: A Fábrica, do diretor Aly Muritiba; Assunto de Família, de Caru Alves de Souza; A Poeira e o Vento, de Marcos Pimentel; De La Praça, de Frederico Pinto; Licuri Surf, de Guilherme Martins; e Uma Primavera, de Gabriela Amaral Almeida.
Ao todo serão 103 filmes na programação. A mostra terá ainda 19 produções universitárias e sete filmes em tributo à atriz Isabella Rossellini, que estará em Cartagena. Entre os convidados especiais também estão o diretor argentino-brasileiro Hector Babenco, o ator mexicano Gael García Bernal , a diretora francesa Claire Denis e o ator cubano Jorge Perugorria.
Saiba mais sobre o festival no site www.ficcifestival.com
Paraíso Tombado
Cartagena das Índias é uma cidade da Colômbia, capital do departamento de Bolívar. É um porto no mar do Caribe. Tem cerca de 1 milhão e 100 mil habitantes.
Ela foi fundada em 1533 e nos séculos XVII e XVIII foi amplamente fortificada devido aos piratas, corsários e exércitos. Em 1610 estabeleceu-se em Cartagena das Índias a sede do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Em 1984 foi inscrita no Património Mundial da UNESCO com o nome de Porto, Fortalezas e Conjunto Monumental de Cartagena.
Acho que já sei onde passar minhas próximas férias!
Postado por
Pedro Henrique Vieira - Jornalista, ator, cinéfilo, viciado em TV, música, internet e cultura pop em geral!
às
09:39
Marcadores:
cinema,
Colômbia,
festivais,
Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias,
Gael García Bernal,
Hector Babenco,
Heleno,
Rodrigo Santoro,
Unesco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário