Até 24 de novembro, o Projeto Portinari apresenta a exposição “Guerra e Paz, de Portinari”. Em cena, as obras primas de Candido Portinari (1903-1962): dois monumentais painéis produzidos na década de 1950, com 140 m² cada – Guerra e Paz. A exposição está em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec, com entrada franca.
“Guerra e Paz, de Portinari” ocupa todos os espaços do Cine Theatro Brasil Vallourec, oportunidade para que o público possa apreciar não só as obras do pintor, mas também a restauração de um dos mais tradicionais espaços culturais de Belo Horizonte, reinaugurado em 8 de outubro.
No Salão de Eventos estão expostos mais de 60 estudos preparatórios para a elaboração dos painéis, criados pelo pintor entre 1952 e 1956. Documentos históricos – cartas, fotos, depoimentos e objetos pessoais – que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação dos painéis, proporcionam ao visitante uma visão única.
O acesso é feito por meio de sessões, com entrada de grupos de até 400 pessoas. A exposição está em cartaz de terça a domingo, de 10h às 19h, inclusive feriados. A visitação tem início com um vídeo de 10 minutos sobre o pintor e o processo criativo de Portinari na elaboração de “Guerra” e “Paz”. Na sequencia, os visitantes sobem ao palco para apreciar as obras de perto.
Sobre os painéis “Guerra” e “Paz”
Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, “Guerra” e “Paz”, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova Iorque. Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de compensado naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do “Juízo Final”, produzida por Michelangelo para a Capela Sistina.
Localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembleia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os murais “Guerra” e “Paz” não podem ser vistos ― nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU ― por razões de segurança. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor “Guerra” e “Paz” ao grande público. Uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2013, proporcionou esta oportunidade inédita.
Em dezembro de 2010, o retorno de “Guerra” e “Paz” ao Brasil foi celebrado com a exposição dos murais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, passaram por um rigoroso trabalho de restauro no Palácio Gustavo Capanema, em ateliê aberto ao público, durante quatro meses. Em 2011, a exposição seguiu para São Paulo, no Memorial da América Latina, sendo sucesso absoluto de público e crítica. Em Belo Horizonte, o público terá a última oportunidade de visitar a exposição antes da devolução dos painéis à sede da ONU, em 2014.
SERVIÇO
Exposição “GUERRA E PAZ, de Portinari”
9 de outubro a 24 de novembro
De terça a domingo. Sessões a cada hora, entre 10h e 19h
Cine Theatro Brasil Vallourec – Praça Sete – Belo Horizonte (MG)
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário