quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Chega a Belo Horizonte este fim de semana o espetáculo “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, escrito em 1962 pelo norte-americano Edward Albee, considerado um dos mais importantes dramaturgos do teatro moderno. 

Essa é a quarta montagem da peça no Brasil, dessa vez com direção de Victor Garcia Peralta e com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco. Com texto atual, após 51 anos desde sua estreia, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos.

No Brasil, Zezé Polessa já idealizava produzir essa montagem desde 2011, quando o diretor Victor Garcia Peralta sugeriu que ela interpretasse a instigante personagem Marta, criada por Albee. Depois de três anos, e com tradução elogiada e indicada a prêmios, o espetáculo consolida-se como um dos grandes sucessos dos palcos brasileiros, tendo passado pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

O cenário criado por Gringo Cardia ambienta a casa de Jorge (Daniel Dantas) e Marta (Zezé Polessa), que recebem os jovens Nick (Erom Cordeiro) e Mel (Ana Kutner) para um drink após uma festa. São dois casais de diferentes idades, mas com questões em comum. Os anfitriões, casados há mais de 20 anos, vivem uma relação de amor e ódio, na qual um segredo parece unir e, ao mesmo tempo, transformar a vida de ambos em uma grande ilusão. Já os visitantes têm um relacionamento aparentemente perfeito, mas, quando envolvidos nos jogos mentais e sexuais do primeiro casal, deixam transparecer as mentiras que os cercam.

Marta surge como uma mulher debochada e perversa que tripudia sobre o marido, ressaltando suas fraquezas enquanto se insinua para Nick. As brigas começam a revelar o caráter dos personagens e a descortinar os segredos do casal mais jovem. A grande virada de Jorge se dá quando ele propõe aos visitantes uma sequência de jogos repletos de crueldade.

Nos textos de Albee nada é o que aparenta. Situações que começam aparentemente reais rapidamente entram na esfera da fantasia. Pela maestria com a qual Albee constrói seus personagens, a peça ganha dimensão universal, mesmo sendo ambientada no Campus de uma universidade americana, uma espécie de comunidade onde todos se conhecem.

SERVIÇO

“Quem tem medo de Virginia Woolf?”
Duração: 140 minutos / Recomendação: 14 anos / Gênero: drama
Dias 22 a 24 de agosto – sexta, às 21h; sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Praça 7, S/N, Centro
Ingressos: Plateia I: R$ 60,00 / Plateia II (mezanino): 60,00/ Plateia II*: R$ 50,00 - Valor promocional limitado a 20% da capacidade da casa. Meia entrada válida para maiores de 60 anos e para estudantes devidamente identificados (conforme MP 2208/2001)
Informações: (31) 3201-5211

Nenhum comentário:

Postar um comentário