sábado, 2 de maio de 2015

O que você faria se parasse de ver as pessoas?

Essa semana eu tive a oportunidade de assistir a pré-estreia do filme "Entre Abelhas" e, de quebra, entrevistar o ator Fábio Porchat, que veio a Belo Horizonte divulgar o longa-metragem.

Apesar do pouco tempo que tive para conversar com ele (cerca de 3 minutos e meio - o que pra rádio é até um tempo considerável), deu pra perceber como o Porchat está feliz com este novo projeto, que foge bastante do estilo em que a gente está acostumado a vê-lo.

Em "Entre Abelhas" ele vive Bruno, um editor de imagens recém-separado da esposa que passa a não mais enxergar as pessoas. Elas vão desaparecendo, literalmente, inclusive das fotos. Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê... Com a ajuda da mãe, vivida pela ótima Irene Ravache e do melhor amigo, interpretado por Marcos Veras, ele vai tentar descobrir o que se passa na sua vida. No elenco estão presentes ainda os atores Marcelo Valle, Giovanna Lancellotti e Letícia Lima.

A proposta do filme é bem interessante e prende a atenção do espectador. Afinal, o que está acontecendo com ele? A gente fica o tempo todo tentando encontrar uma explicação lógica, esperando o momento em que Bruno voltará a enxergar as pessoas.

"Entre Abelhas" tem toques de humor. Não é um filme para dar gargalhadas, mas também não é do tipo que nos faz chorar. É uma tragicomédia nervosa. A própria figura do Porchat (e de alguns de seus colegas de "Porta dos Fundos" que estão no elenco) já é engraçada por natureza, mas é bom separar as coisas. Não é esse o objetivo do filme. Inclusive há cenas bem dramáticas, como quando ele se encontra sozinho numa São Paulo deserta, ou quando a mãe, doente, passa mal e ele não consegue enxergá-la ou ajudá-la.

O roteiro é do Porchat e do amigo dele, Ian SBF, que também assina a direção. O final, que eu não vou revelar aqui, claro, dá margem para várias interpretações. Uns acham genial, outros, frustrante. Vá e tire suas próprias conclusões.

Quanto à entrevista que eu fiz com ele, ela foi ao ar no Cinefonia deste sábado, 02 de maio, programa de cinema que eu produzo na Rádio Inconfidência. Se você quiser conferi-la, basta clicar aqui.

Abaixo, a minha foto com o Porchat depois da entrevista. Um daqueles momentos em que é difícil separar o jornalista do fã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário