terça-feira, 10 de junho de 2014

O outro lado da história

Quem está acostumado a conhecer os contos de fadas apenas através dos filmes da Disney pode se frustrar assistindo a recentes longas metragens baseados nessas histórias. Romanceados, eles acabam se transformando em versões maniqueístas água com açúcar. Um exemplo: você sabia que a Pequena Sereia original morre no final e se transforma em arco-íris? E que a Bela adormecida não acorda de seu sono profundo com o beijo do príncipe? Ops, melhor parar por aqui antes que eu revele fatos importantes.

Baseado justamente no conto da Bela Adormecida, Malévola, em cartaz nos cinemas, conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre os dois reinos diferentes, o dela e o dos humanos, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). 

Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura princesa.

Eu achei o filme bem interessante. O reino dos Moors é lindo, muito colorido e cheio de criaturas mágicas - mérito da equipe de efeitos visuais. Mas é Angelina Jolie quem carrega o filme nas costas. Mesmo com as maçãs do rosto exaltadas pela maquiagem e grandes chifres, ela está linda. Bastante expressiva, passa boa parte do tempo nas sombras, observando Aurora.

E seguindo uma tendência recente (em filmes como "Frozen - Uma Aventura Congelante" e "Valente"), Malévola dá espaço a um amor muito mais fraternal do que o tradicional "amor à primeira vista" entre o príncipe e a princesa. O ódio e o desdém da protagonista pela adolescente, aos poucos, acaba dando lugar ao amor e a admiração àquela que um dia ela amaldiçoou. Os coadjuvantes também estão bem, tais como Diaval (Sam Riley), o corvo que vira gente, e o trio de fadas atrapalhadas.

Resumindo: Malévola não é nenhuma obra-prima, mas uma grande diversão que, mesmo com um clima sombrio, vai agradar também às crianças (de todas as idades, diga-se de passagem). E tem a Angelina Jolie, claro. Só isso já vale a ida ao cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário