segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

E o Oscar foi para...

A 88ª edição do Oscar, a grande festa do cinema mundial, aconteceu na noite deste domingo, 28 de fevereiro, diretamente do Dolby Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia foi apresentada pelo ator negro Chris Rock, justamente em um ano marcado pela ausência de indicados negros nas categorias principais.

A festa começou com um clipe com cenas dos principais lançamentos do ano passado. Em seu discurso de abertura, Chris alfinetou os negros que boicotaram a cerimônia, para, no final, pedir mais igualdade de oportunidades entre brancos e negros na indústria do cinema.

A ordem da premiação mudou este ano. A academia resolveu fazer como num filme de verdade, e começou com os prêmios de roteiro. Na categoria original, deu "Spotlight - Segredos Revelados". E na de adaptado, "A Grande Aposta".

Outra novidade é que os vencedores tiveram apenas 45 segundos em seus discursos de agradecimento, e todos enviaram previamente os nomes daquelas pessoas a quem gostariam de dedicar o prêmio, que passavam na parte inferior da tela (cá entre nós, tão rápido que mal dava pra ler).

Na sequência tivemos o prêmio de melhor atriz coadjuvante. Alicia Vikander ganhou por "A Garota Dinamarquesa".

"Mad Max: Estrada da Fúria" dominou o bloco seguinte e levou pra casa os Oscars de Melhor Figurino, Design de Produção e Cabelo e Maquiagem.

"O Regresso", como era esperado, foi eleito o filme com a melhor fotografia. A melhor montagem foi para "Mad Max: Estrada da Fúria". O longa de George Miller também ganhou o prêmio de melhor edição e melhor mixagem de som, totalizando seis Oscars até agora, sem chance de ser ultrapassado por qualquer outro filme.

"Ex Machina" foi reconhecido como o filme com melhores efeitos visuais.

Em seguida tivemos o Oscar de Melhor Curta de Animação, que foi para "Bear Story", do Chile. A categoria foi apresentada pelos Minions. Buzz e Woody, de Toy Story, anunciaram o vencedor na categoria mais aguardada por nós, brasileiros, a de longa de animação. Como era esperado, "Divertida Mente" foi o vencedor, desbancando "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu.

Sylvester Stallone deve ter ficado muito chateado por não ter ganhado o troféu de coadjuvante pelo seu Rocky Balboa, do filme "Creed: Nascido Para Lutar", como era esperado. O vitorioso foi Mark Rylance, de "Ponte dos Espiões".

Na seção dedicada aos documentários, os vencedores foram "A Girl in the River: The Price of forgiveness" (curta) e "Amy" (longa).

O escolhido como melhor curta de live action foi "Stutterer" e o filme em língua estrangeira foi "O Filho de Saul", da Hungria.

O momento emocionante da noite ficou por conta da apresentação de Lady Gaga da canção "Til it happens to you", do documentário "The Hunting Ground", que fala sobre abuso sexual. Ao final da música, dezenas de pessoas entraram no palco com mensagens de otimismo em seus braços, o que levou muitos da plateia às lágrimas. Apesar disso, o prêmio ficou com "Writing's on the Wall", do Sam Smith, pelo filme "007 Contra Spectre", que se apresentou no início da noite. O outro show musical foi da banda The Weeknd, que interpretou "Earned it", do filme "Cinquenta tons de cinza" - o grande vencedor do Framboesa de Ouro, entregue no sábado. Os outros dois indicados não se apresentaram durante a cerimônia.

Enio Morriconne venceu na categoria de Trilha Sonora Original, por "Os Oito Odiados" e foi ovacionado de pé por todos.

Depois de três horas de Oscar, os principais prêmios da noite começaram a ser entregues. Alejandro G. Iñárritu, de "O Regresso", foi eleito o melhor diretor, pelo segundo ano consecutivo.

Brie Larson, que ganhou praticamente todos os prêmios a que foi indicada, foi eleita a melhor atriz, por "O Quarto de Jack". E, finalmente, Leonardo DiCaprio desencantou e ganhou o seu Oscar de melhor ator por "O Regresso". Em seu discurso o ator reforçou a importância da relação do homem com a natureza e a defesa do meio-ambiente.

E finalmente, o último prêmio da noite, o de melhor filme. Deu "Spotlight - Segredos Revelados", o polêmico longa-metragem que aborda o abuso sexual de crianças por padres da igreja católica.

Resumindo: "Mad Max: Estrada da Fúria" foi o grande vencedor da noite (6), seguido por "O Regresso" (3) e "Spotlight - Segredos Revelados" (2). "Ponte dos Espiões", "A Grande Aposta" e "Ex Machina" receberam 1 cada.

E que venha o próximo ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário