segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A busca de identidade em um espetáculo interativo


Os 16 atores recém-formados pelo curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) estreiam dia 7 de dezembro o espetáculo Play Me.

A peça narra a busca de identidade de Vic através de uma série de encontros em uma casa. O protagonista é testado por diferentes pessoas, que o instigam sobre sua real personalidade, já que cada habitante dessa casa enxerga em Vic uma persona diferente. Além dessa busca, o espetáculo questiona se esse protagonista pode ser aceito e reconhecido por aqueles que o cercam.

Ao se basear numa busca de identidade, aparentemente, sem resposta, Play Me interroga o próprio público sobre quem é esse protagonista. Vic também pode ser tido como um avatar, já que a sua trajetória é determinada conforme as interações do espectador nas apresentações realizadas tanto no teatro como on line. Ou seja, o espectador é também um jogador e, para o diretor Rodrigo Campos, um coautor.

Ao fazer uso de ferramentas do vídeo-game, do teatro e do cinema, o espetáculo resulta do trabalho de pesquisa do diretor Rodrigo Campos, baseado no projeto “Arte Transversal”, que investiga o potencial da performance e do vídeo como linguagens transversais e explora a internet como meio de exposição, reprodução, transmissão e interação em videoperformance. A dramaturgia ficou por conta de Marina Viana e Rodrigo Campos.

Por se tratar de um espetáculo interativo, Play Me terá apresentações on line nos dias 12, 13 e 16 de dezembro. Na quarta e quinta-feira (12 e 13), acontece às 22h e no domingo (16), às 20h. Nessas apresentações, transmitidas pelo site www.artetransversal.com, a visualização deve ser realizada por meio de conexão na internet, com taxa mínima de 500 KBps, além de realizar download com auxílio da ferramenta Flash Player.

Serviço
“Play Me” | FormAção 2012 – Montagem cênica do 3º ano profissionalizante do curso de teatro do Cefar

Datas: 7, 8, 9, 14 e 15/12
Horários: Sexta-feira – 20h e 22h
Sábado – 20h e 22h
Domingo – 19h e 21h
Local: Teatro João Ceschiatti
(Av. Afonso Pena, 1.537 – piso inferior)
Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos
Entrada gratuita, com retirada dos ingressos na porta do teatro, com uma hora de antecedência.
Informações para o público: 3236-7400 / www.fcs.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário