domingo, 15 de setembro de 2013

A casa caiu

Está em cartaz nos cinemas O Ataque, novo filme de Roland Emmerich, o mesmo de Independence Day, O Dia Depois de Amanhã, 2012... ou seja, você já sabe o que esperar, né? Nesta nova empreitada, ele usa e abusa dos efeitos especiais para mostrar uma invasão ao símbolo máximo do poder norte-americano: a Casa Branca.

A história gira em torno do ex-miliar John Cale, papel de Channing Tatum, o astro do momento em Hollywood. Seu sonho é entrar para a equipe do serviço secreto que protege o presidente dos Estados Unidos James Sawyer - interpretado por Jamie Foxx, numa clara alusão a Barack Obama. John tem uma filha pré-adolescente que é aficionada pela história política americana. Justamente no dia em que ele tem uma entrevista para o tão desejado emprego, ele a leva para conhecer a Casa Branca e, adivinhem? O local é atacado por um grupo paramilitar fortemente armado. Os "terroristas" já chegam matando todos os agentes da segurança. Resultado: caberá a John a tarefa de tomar conta do presidente, ao mesmo tempo em que tenta reencontrar a filha esperta, separada dele e capturada pelos invasores.

O mais bacana de O Ataque é mesmo o cuidado com os detalhes. 70% da Casa Branca foi reconstruída em estúdio, igualzinha a original. E é legal ver suas salas, corredores, decoração... mesmo que metade dela venha abaixo minutos depois. Não faltam explosões e cenas de luta, tudo isso em meio à troca de poder. Como o presidente estava sob o domínio dos bandidos e tudo o que acontecia lá dentro não era claramente divulgado, a cada hora temos um manda-chuva tentando controlar a situação. Nessas horas, a sede pelo poder vai revelar quem são os verdadeiros vilões da história.

O Ataque tem cenas bastante cômicas, como a que o presidente perde o sapato e calça um tênis branco pra continuar escapando. Essas e outras piadinhas recorrentes deixam o filme menos tenso, apesar da situação ao redor. E patriotismo não falta, claro! O amor à bandeira, à nação e outros clichês que você já está cansado de conhecer estão lá.

Se comparado aos outros filmes de Emmerich, esse fica devendo no quesito "destruição". Mas é divertido. Não é nenhuma "pérola cinematográfica", mas garante 2 horas e 11 minutos de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário