segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Emprego dos sonhos

Quando são demitidos, dois homens na casa dos quarenta anos de idade, Billy e Nick (Vince Vaughn e Owen Wilson) começam a procurar por novas alternativas de trabalho. Apesar de não conhecerem nada de mídias digitais, eles são contratados como estagiários no Google, onde devem conviver com chefes vinte anos mais novos do que eles. Esse é o enredo de Os Estagiários, em cartaz nos cinemas.

Fui assistir o filme meio que com o pé atrás, mas me surpreendi positivamente. O longa-metragem é muito divertido e irreverente! A história se passa dentro da empresa de tecnologia que mudou o mundo. Muitos podem até achar esse fato uma grande propaganda, mas a intenção, a meu ver, é muito mais mostrar o conceito inovador da empresa. Tanto que ela é capaz de organizar uma espécie de gincana para escolher seus novos contratados.

Tudo lá é impressionante: ao invés de escadas, escorregadores. A comida é de graça. Quadras de esportes, fliperamas e cantinho da soneca dividem espaço com salas de aula e auditórios. É claro que é preciso ser uma mente brilhante para conseguir a tão sonhada vaga. E é justamente aí que os protagonistas vão ter que "suar". 

Divididos em pequenos grupos, a dupla terá que trabalhar em equipe, usando a sua expertise em vendas para tentar somar pontos na competição. Mas como nem só de cálculos vive o homem, a experiência de vida e os conselhos de ambos acabam fazendo a diferença.

Os Estagiários está cheio de referências geek (o novo nerd), desde a filmes clássicos dos anos 80 como Flashdance e De Volta Para o Futuro, até Harry Potter, X-Men e Jogos Vorazes. Uma das cenas mais bacanas é quando eles recriam uma partida de quadribol, com direito a pomo dourado e tudo. Se você não sabe o que é quadribol, em que mundo você vive? Rs... Brincadeiras à parte, quem não curte esse universo pop pode achar o filme um saco. Não foi o meu caso.

Com pitadas de romance e lições de vida (a importância de arriscar-se, dar valor ao trabalho - mas não virar escravo dele, curtir o momento, valorizar a amizade), Os Estagiários foi uma bela surpresa. Um filme que mostra como a tecnologia pode transformar o nosso dia-a-dia, desde que a gente não fique o tempo todo "on the line"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário