quarta-feira, 1 de julho de 2015

Savassi Festival 2015 ocupa Belo Horizonte

Dedicado ao jazz e à música instrumental contemporânea, a programação do Savassi Festival 2015 ganha novos espaços e amplia a participação do evento na cidade ao estabelecer novas parcerias e permitindo a experimentação de novos formatos para os eventos.

A programação será distribuída em diversos espaços ao longo dos 9 dias de duração e foi dividida em 4 categorias: Jazz no Teatro - shows em teatros e palcos consagrados da cidade; Jazz na Rua - shows em espaço público; Jazz Clube - shows nos cafés e em casas de show e Jazz Remixed - apresentações de DJs que farão sets especiais de jazz, remixes de jazz e vertentes.

Uma das principais novidades desta edição é que o evento da rua Antônio de Albuquerque, que se tornou uma das marcas de encerramento do festival, será reconfigurado em 2015: ele passa a ser realizado no início do evento (dia 5 de julho) e dá espaço para que o festival encerre suas atividades em outros espaços públicos, como a praça da Liberdade (dias 11 e 12 de julho) e praça Floriano Peixoto (dia 12 de julho).

Além disso, nessa edição, prepare-se para ver pela primeira vez no palco do Savassi Festival o grupo instrumental mineiro Uakti. Outro artista brasileiro que também fará sua estreia no palco do Savassi Festival é o cantor e compositor João Bosco, que irá interpretar um repertório jazzístico pela primeira vez em sua carreira.

Seguindo a tradição de convidar um músico para compor uma peça inédita para ser apresentada com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Savassi Festival chamou o pianista André Mehmari. Ele preparou um concerto duplo para piano, vibrafone e orquestra, que será apresentado em parceria com o multi-instrumentista Antônio Loureiro, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Loureiro também apresentará o resultado de uma residência artística com o músico Jasper Hoiby (Dinamarca).

Ainda no âmbito nacional, o Savassi Festival promove o show de Nivaldo Ornellas com a Jazz Orquestra Mineira e outras atrações locais, como Fred Selva lançando seu disco “A Estranheza e o Poliglota”. A Big Band Palácio das Artes, por sua vez, recebe o 5º Prêmio Jazz de Minas, em decorrência de sua importância e trabalho realizado pela música instrumental em nosso estado.

Jazz para Crianças

Pela primeira vez, o Savassi Festival irá realizar uma ação exclusivamente voltada para crianças. No Palco Instituto Unimed-BH e Diversão em Cena ArcelorMittal, a ser realizado no dia 12 de julho, na praça Floriano Peixoto, a garotada terá a oportunidade de entrar em contato com clássicos do jazz com arranjos próprios para os ouvidos dos pequenos. André Mehmari vai apresentar canções do Clube da Esquina enquanto a Orquestra Ouro Preto dará continuidade à programação com Cantigas de Bem Querer. A último show deste palco fica por conta de Cliff Korman e Nivaldo Ornelas com o show “Isso é Jazz! Thelonious Monk para Os Pequenos”.

Novos Talentos do Jazz

O concurso Novos Talentos do Jazz foi criado em 2005 com a proposta de receber inscrições de artistas/bandas interessados em integrar a programação do Savassi Festival.

Inicialmente de âmbito local, com o passar do tempo o concurso cresceu e projetou-se internacionalmente. Desde 2011, o Novos Talentos do Jazz recebe inscrições de outros países. Por meio dele, várias bandas são selecionadas para a programação oficial do festival. Em 2015, o concurso mudou as regras e passou a receber apenas inscrições de bandas cuja média de idades fosse inferior a 25 anos. Dessa forma, alcançaria o objetivo de realmente premiar grupos com integrantes novos. Os vencedores dessa edição do Novos Talentos do Jazz são: Jazzacorde-on (BH), na categoria local, e Manassés Nascimento Quintento (SP). Receberam menção honrosa as bandas A Engrenagem(BSB) e Marmota (RS). Todas as quatros vão se apresentar na programação do Savassi Festival 2015.

Bate-papo


A programação do Sesc Palladium trará uma novidade em julho. Trata-se do Palco Biblioteca, iniciativa que prevê a realização de bate-papos sobre diversas linguagens artísticas, por meio de publicações bibliográficas. Artistas, pesquisadores e pensadores serão convidados para encontros no Acervo Artístico e Literário. O pesquisador musical Roberto Muggiati (Curitiba/PR) é o primeiro convidado do projeto, no dia 7 de julho, às 19h30, e apresentará uma discussão a respeito de seu livro “New Jazz – de Volta para o Futuro”.

A obra discorre sobre o jazz contemporâneo. Para conversar sobre ela, estarão presentes, além do autor, o produtor cultural e coordenador do Savassi Festival, Bruno Golgher e o músico Rafael Martini. A edição conta ainda com uma intervenção artística surpresa. O evento integra a programação do Savassi Festival e será realizado excepcionalmente no Teatro de Bolso. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos duas horas antes do evento.

Confira a programação completa em www.savassifestival.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário