sábado, 12 de setembro de 2015

Investigação à moda antiga

Estamos tão acostumados a assistir filmes de espionagens como Missão Impossível e 007, onde os agentes usam da mais sofisticada tecnologia para atingir seus objetivos, que histórias como "O Agente da U.N.C.L.E.", em cartaz nos cinemas, acaba se transformando numa espécie de "respiro" dentro do gênero. Justamente por se tratar de um filme de época.

O longa é baseado na série de TV "The Man from U.N.C.L.E"., exibida nos Estados Unidos entre 1964 e 1968. Eu não vi a original, mas gostei muito dessa adaptação cinematográfica.

Tendo como cenário a década de 1960, no período inicial da Guerra Fria, o filme é focado no agente da CIA Napoleon Solo (Henry Cavill - o novo Superman) e o espião da KGB Illya Kuryakin (Armie Hammer). A dupla, até então inimiga, se une em uma missão conjunta para parar uma organização criminosa internacional que decide desestabilizar o frágil equilíbrio de poder através da proliferação de armas nucleares e da tecnologia. A única pista da dupla é a filha de um cientista alemão desaparecido, Gaby Telller (Alicia Vikander), que é a chave para infiltrar-se na organização criminosa.

O diretor Guy Ritchie imprime a sua marca em mais esta aventura. É comum cenas de ação serem apresentadas sob um outro ponto de vista, com as lutas e explosões acontecendo "ao fundo", enquanto se destaca um outro foco, ao som de uma expressiva trilha sonora - esta, no caso, composta por inúmeros clássicos da canção italiana. E também mostrar o desfecho de uma cena e logo depois, num rápido flashback, explicar como tudo aconteceu. Ponto pra ele, que já tinha usado algo parecido em "Sherlock Holmes", com o ator Robert Downey Jr.

A química entre a então inimiga dupla de agentes funciona muito bem. Apesar das diferenças, quando em ação, acabam se complementando e até salvam a vida um do outro. Um é mais "esquentadinho", porém ágil, e o outro é mais sedutor e estratégico. Não posso deixar de citar também o bom trabalho da atriz Alicia Vikander, como a agente britânica Gaby Teller, um contraponto aos dois "brutamontes". O astro Hugh Grant também faz uma participação especial, como o chefe da nova agência do trio, a U.N.C.L.E. - sigla para "União de Nações para Comando da Lei e sua Execução".

Abaixo o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário