terça-feira, 29 de setembro de 2015

Um filme para várias gerações

Em tempos de crise, os índices de desemprego costumam ficar lá em cima. Se pra quem é jovem não está fácil arrumar trabalho, imagine para os mais velhos? E olha que isso não é exclusividade do Brasil não, viu? Em muitos países, cidadãos com mais de 70 anos não são bem vistos pelo mercado de trabalho.

Como a arte imida a vida, esse tema foi abordado em mais um filme da diretora e roteirista Nancy Meyers. São dela comédias românticas como "Do Que as Mulheres Gostam", "Alguém Tem Que Ceder", "O Amor Não Tira Férias" e "Simplesmente Complicado". Em "Um Senhor Estagiário", atualmente em cartaz nos cinemas, ela repete a fórmula de sucesso e faz mais um filme adorável, daqueles típicos da sessão da tarde.

Anne Hathaway, que sofreu nas mãos de Miranda Priestly (Meryl Streep) em "O Diabo Veste Prada", de 2006, dá a volta por cima e interpreta agora Jules Ostin, dona de uma empresa de moda que vende roupas pela internet. Se lá ela sofria horrores, agora ela é a chefe workaholic, alguém que só pensa no trabalho. Apesar de bem intencionada, ela está sempre num ritmo frenético, atarefada demais ou atrasada demais para os seus compromissos. E isso acaba prejudicando seu negócio.

Quando a empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, ela começa a trabalhar com Ben Whittaker, papel de Robert De Niro. Ele é um senhor viúvo de 70 anos, aposentado, que leva uma vida sem grandes emoções. Ao ver o anúncio da vaga, ele pensa no estágio como uma oportunidade de se reinventar. Claro que o conflito de gerações é inevitável. E é justamente aí que está o charme do filme.

Ben é um senhor tão legal que dá vontade de colocar num pacotinho e levar pra casa. Sério! É o vovô que todo mundo queria ter. Elegante, bem conservado, sensível, responsável e romântico à moda antiga, ele acaba conquistando a todos na empresa com seus conselhos e comportamento, mesmo que Jules o veja com desconfiança e passe pouco serviço pra ele no início.

Nem é preciso ter bola de cristal pra saber que essa relação aos poucos irá mudar e que eles se tornarão grandes aliados. E amigos, acima de tudo. Ben vai descobrir que é útil e "está vivo", inclusive para um novo amor. Com sua vasta experiência de vida, irá ajudar Jules na difícil tarefa de decidir se contrata ou não um CEO para a empresa, mesmo que isso signifique a perda de poder dela em gerir o próprio negócio.

Em determinado momento do filme somos apresentados à família de Jules - sim, ela tem marido e uma filha linda! - o que torna a personagem mais humana. Duvido que qualquer mulher que trabalha e tem que cuidar dos filhos e da casa não se identifique com ela nesse momento.

São dramas reais, escolhas que podem ter sérias consequências. Afinal, o homem moderno aceita ficar em casa e cuidar dos filhos enquanto a mulher trabalha e sustenta o lar? Uma esposa ausente é desculpa para se ter uma relação extraconjugal? Tudo isso é abordado no filme de maneira leve e divertida.

O elenco traz ainda Rene Russo, Adam DeVine, Anders Holm, Linda Lavin, Zack Pearlman, Nat Wolf e Andrew Rannells.

"Um Senhor Estagiário" é assim, um filme despretensioso, mas ao mesmo tempo capaz de nos fazer pensar. Ah, se todos fôssemos valorizados aos 70, 80, 90...

Abaixo, o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário