quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Princesinha do mar


Num determinado momento do filme “Moana – Um Mar de Aventuras”, o semideus Maui pergunta para a protagonista Moana: “Você é uma princesa?” Ao que ela responde: “Não, sou só a filha do chefe!”

O diálogo mostra bem a mudança recente no perfil dos filmes da Disney. A clássica história da frágil princesa em busca do seu príncipe encantado vem ganhando contornos mais modernos. Se em “Frozen – Uma Aventura Congelante” o amor fraternal era o fio condutor da trama, em “Moana” a heroína nem par romântico têm. Mas isso não é motivo pra você desanimar de assistir o filme. Como o próprio subtítulo diz, é uma animação focada numa intensa aventura em alto mar.

Moana é uma jovem corajosa que vive numa ilha polinésia, em uma tribo descendente de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana fará uma jornada em mar aberto, onde enfrentará terríveis criaturas e descobrirá histórias do submundo marinho.

Um dos pontos altos do filme é justamente apresentar a cultura do povo da Oceania, pouco retratada no cinema, com suas crenças e lendas. Triste é saber que muitos têm enxergado mensagens satânicas no longa-metragem, o que é um tremendo absurdo.

Mas voltando ao que interessa: “Moana” tem personagens pra lá de carismáticos. Maui, semideus que usa um anzol mágico para se transformar em diferentes animais, se mostra uma criatura dócil, com suas tatuagens que se movem, apesar da cara de mau. Tem a avó idosa Tala, responsável por contar as histórias que despertaram na neta o gosto pela aventura. Há ainda o Chefe Tui, pai durão e superprotetor de Moana. Sem falar do galo de estimação Hei Hei, responsável por algumas das cenas mais hilárias do filme.

Os números musicais também estão lá, mas não são entediantes. O hit “Let It Go”, que Elsa entoava em “Frozen” e que atingiu o topo de muitas paradas de sucessos mundo afora, encontrou uma "competidora" à altura para ficar na cabeça da gente: "How Far I'll Go", indicada ao Oscar 2017. A gente sai do cinema cantarolando a música.



É impressionante também a qualidade técnica da produção. Os cabelos ondulados de Moana que se agitam ao vento, as diferentes tonalidades da água do oceano, a fauna marinha... tudo é de encher os olhos. Mais uma animação da Disney que vai entrar na sua quase infindável lista de sucessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário