terça-feira, 28 de julho de 2020

2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo online

Cena do documentário "Eu tenho uma foto", de 2017, um dos destaques da Mostra

Fica em cartaz, de 29 de julho a 23 de agosto, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo. O evento integra as celebrações dos sete anos do CCBB BH, comemorados no mês de agosto.

A mostra apresenta uma seleção de 24 títulos feita pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro. São obras realizadas entre 2011 e 2019 que revelam a nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros – da comédia ao terror. 

Mergulhada no contexto pós 2011, a mostra evidencia a quebra de paradigmas e traz um novo olhar sobre o entendimento e a percepção dos egípcios sobre sua própria identidade e estilo de vida.

Entre os destaques estão o filme de terror O elefante azul 2 (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema egípcio; o documentário Joana d'Arc Egípcia (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a revolução de janeiro de 2011; a comédia Como um palito de fósforo (2014), de Hussein Al Imam, que homenageia as grandes estrelas da Era de Ouro do cinema egípcio; e Eu tenho uma foto (2017), documentário de Mohamed Zedan que conta a história do cinema egípcio através da trajetória de Motawe Eweis, figurante que trabalhou em cerca de mil filmes, desde os anos 40 até hoje.

A programação é gratuita. Todos os dias serão exibidos dois filmes. 
Ficou curioso? Você, assim como eu, nunca viu um filme egípcio? Então acesse http://www.cinemaegipcio.com e confira!

E para uma imersão completa no Egito, o público pode fazer uma visita virtual 360º na exposição sobre o Egito Antigo, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil. É só visitar o site http://www.culturabancodobrasil.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário