quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conheça o "Pastor da Metralhadora"


Você já ouviu falar em Sam Childers? Eu nunca tinha ouvido, até ó último domingo, quando assisti Redenção (Machine Gun Preacher), em cartaz nos cinemas. O filme conta a história verídica do motoqueiro usuário de drogas e que se torna um grande defensor das crianças no Sudão. É isso mesmo que você leu. Prova de que as pessoas podem mudar da água pro vinho.

Interpretado por Gerard Butler, Sam começa o filme saindo da cadeia. Pai ausente, ele não respeita a filha e explora a mulher, uma ex-dançarina que encontrou Jesus. Ele vê com maus olhos a religiosidade da mãe e dos outros membros da família, mas ao se envolver em mais uma confusão, acaba aceitando ir à igreja. E daí vem a transformação!

Sam vira um filantropo fervoroso, constrói sua própria igreja (que aceita ex-drogados e prostitutas) e passa a fazer um trabalho voluntário na África. Ele constrói um orfanato e passa a ajudar crianças vítimas de um regime ditatorial sangrento. Nem que para isso precise pegar em armas e partir pro campo de batalha. É preciso ter estômago nessas horas, pois as cenas são fortes e chocantes.


Ao longo da história, Sam vai se transformando num fanático religioso, alternando momentos de lucidez com outros de raiva e fúria. Ele ajuda os africanos, mas se esquece da própria família e amigos. É polêmico justificar o que ele faz e como ele faz, mas uma coisa é certa: é um trabalho humanitário que faz a diferença, principalmente numa "terra de ninguém" como o sul do Sudão, em constante guerra civil.

Gerard Butler manda bem no papel. Completam o elenco Michelle Monaghan e Michael Shannon. E uma dica: fique durante os créditos finais do filme, quando aparece o verdadeiro Sam e sua família. Redenção poderia até ser melhor tecnicamente, mas é uma grande lição de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário