segunda-feira, 23 de abril de 2012

O tempo passa, o tempo voa...


American Pie: O Reencontro é um desses filmes que nos fazem refletir sobre a ação do tempo em nossas vidas. Claro que, por se tratar de uma comédia de cunho sexual, vai agradar em cheio ao público adolescente. Mas os mesmos adolescentes que se divertiam com as trapalhadas de Jim (Jason Biggs) em 1999 talvez estejam mais preocupados com uma outra mensagem do longa: a de mostrar que a amizade ainda é capaz de unir um grupo de jovens mesmo 13 anos depois. E que eles estão juntos pro que der e vier.

Cada um dos protagonistas seguiu um caminho: Jim e Michelle (Alyson Hannigan) estão casados e têm um filho, mas não transam. Kevin (Thomas Ian Nicholas) se casou e é o "dono de casa perfeito". Oz (Chris Klein) se tornou apresentador de um programa de esportes na TV e leva uma vida de aparências ao lado da namorada. Finch (Eddie Kaye Thomas) desapareceu e mantém contato apenas através do Facebook. Stifler (Seann William Scott) trabalha em uma importante empresa financeira e é humilhado pelo chefe, mas continua sendo o mesmo Stifler de sempre - e vocês sabem o que isto quer dizer.

Uma festa de reencontro da turma vai unir esta galera e suas antigas namoradas. Ao se deparar com os "jovens" de agora, eles vão perceber que não dá mais pra levar as coisas como antes. Os agitos e badalações, apesar de tentadores, soam estranhos... é hora de repensar as atitudes. Nem sempre eles conseguem agir como adultos. E Jim, mestre em arrumar confusões como só ele é capaz, vai nos proporcionar boas cenas cômicas, e porque não dizer, constrangedoras. Assim como o Stifler, com sua cara de louco e seu incontrolável apetite sexual.


Quem acompanhou os outros 3 filmes da série vai recordar de personagens marcantes, tais como o pai do Jim ou a mãe do Stifler. Ah, a mãe do Stifler... hehehe! Quem não assistiu, pode até gostar. Na sessão que eu vi, por exemplo, a plateia quase veio abaixo! O povo riu muito. Mesmo a galerinha mais nova, que talvez nem tivesse idade pra ir ao cinema ver o longa no fim dos anos 90.

Mas o clima de American Pie: O Reencontro é saudosista. O tempo passa, o tempo voa e, não adianta: as coisas são assim mesmo. Por mais que você tente levar uma vida de farra, as responsabilidades e o senso crítico mostram que é preciso ter maturidade para cuidar da esposa, do filho, do trabalho... 

É, meu povo! Ser adulto não é fácil. Definitivamente. 


Um comentário:

  1. Assisti ontem e fiquei depressivo. Como eu queria voltar à adolescência.

    ResponderExcluir