domingo, 1 de abril de 2012

Que comecem os jogos!


Tinha tempos que um filme não mexia tanto comigo quanto Jogos Vorazes. Em um determinado momento eu me peguei trêmulo no cinema - não sabia se era o ar-condicionado da sala que estava forte demais ou se era pela história mesmo... acho que as duas coisas.

De fato é uma história que te deixa tenso o tempo todo. Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que organiza um evento anual, uma espécie de reality-show mortal entre os 12 distritos sob sua tutela.

Cada um deles sorteia dois jovens entre 12 e 18 que devem participar da competição em que só um sobreviverá. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição. Junto com ela vai Peeta Melark (Josh Hutcherson).


Ao chegarem à cidade (bem diferente da realidade em que vivem, diga-se de passagem) eles precisarão se encaixar nos moldes da competição, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. Jogados numa floresta e sendo filmados o tempo todo, eles precisam sobreviver às condições do local e a eles próprios, enquanto saciam a sede dos milhares de espectadores - ávidos por sangue, violência, romance...

Assim como nos reality-shows da vida real, Jogos Vorazes faz com que a gente se afeiçoe a alguns competidores, mesmo sabendo que no final das contas a maioria deles estará morta. E é daí que vem toda a angústia e aflição do filme. Você torce por uns, contra uns, e contra todo o sistema que permite que uma barbárie dessas aconteça.



Jogos Vorazes é a primeira parte de uma trilogia de livros para jovens escritos por Suzanne Collins. Eles já estão à venda no Brasil por cerca de R$40 cada. Com o sucesso do primeiro longa, todos serão adaptados para a telona. Sorte nossa! Até lá, vamos todos ler com voracidade esta história que conquistou o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário