terça-feira, 21 de agosto de 2012

BH animada

De 21 a 26 de agosto o Anima Mundi BH vai exibir produções premiadas e promover atividades que exploram o universo da animação em suas diversas formas. São mais de 50 filmes selecionados especialmente para esta versão itinerante do festival. 

A sessão que abre a programação do Anima Mundi BH está marcada para hoje, dia 21, às 19 horas. A estrutura montada especialmente para esta estreia, na Praça da Liberdade, vai exibir oito títulos representativos do cinema de animação pelo mundo. A projeção de abertura é gratuita e aberta ao público e terá duração de aproximadamente 1 hora. O público terá a chance de conferir filmes produzidos no Brasil, Alemanha, Bélgica, Rússia, Espanha, Suíça e Reino Unido. Os curtas programados são:

“Linear”, de Amir Admoni (Brasil, 6’);
“Zing”, de Kyra Buschor e Cynthia Collins (Alemanha, 8’03”);
“Cleo’s Boogie”, de Collective Camera-etc (Bélgica, 6’21”);
“Chinti”, de Natalia Mirzoyan (Rússia, 8’16”);
“Friendsheep”, de Jaine Maestro (Espanha, 7’);
“Bom Voyage”, de Fabio Friedli (Suíça, 5’30);
“A morning stroll”, de Grant Orchard (Reino Unido, 6’47”);
“Head over Heels”, de Tim Reckart (Reino Unido, 10’20”).


As demais sessões serão realizadas no Oi Futuro de BH, de 22 a 26 de agosto, com ingressos a preços populares (R$ 4,00/inteira e R$ 2,00/meia). Na programação do Papo Animado, os diretores Abi Feijó e Marcelo Marão vão falar sobre suas carreiras, produções, o mercado da animação e exibirão alguns de sues filmes. Os encontros serão realizados, no Oi Futuro BH, nos dias 23 e 24/08, às 19h, com entrada gratuita. 

Além de apreciar as animações na tela, o público ainda poderá colocar a “mão na massa” com oficinas que estimulam a criatividade. O Estúdio aberto irá contar com três oficinas gratuitas, durante todos os dias, nas quais os participantes poderão produzir e ver seus resultados em telões instalados no próprio local. Na Pixilation, o público se transforma em personagens principais com direito a adereços e até figurinos. São filmados quadro a quadro pessoas e objetos, criando alguns efeitos especiais. A montagem final resulta em uma história divertida, na qual as pessoas se transformam em animação.

Para quem gosta de brincar com as habilidades manuais, a oficina de Massinha propõe que os grupos criem os personagens e cenários utilizando massa de modelar. Após, é realizada uma montagem com gravação quadro a quadro, por um sistema de vídeo. O tradicional Zootrópio utiliza dos desenhos no papel para criar a ilusão de movimento. São colocados 16 desenhos no zootrópio, que, ao ser girado, ganham vida por meio de uma sequência de imagens. 

Quem quiser outras informações ou conferir a programação completa, basta acessar o site www.animamundi.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário