segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O tigre e o náufrago

Hoje assisti As Aventuras de Pi, filme do diretor Ang Lee com 11 indicações ao Oscar 2013. Trata-se da adaptação para o cinema do livro A Vida de Pi, de Yann Martel. Eu estava muito curioso pra assistir este filme desde a primeira vez que vi o trailer. Afinal, a história de um garoto que fica sozinho num bote com um tigre é, no mínimo, inusitada.

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico indiano. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para começar uma vida nova. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade.

Eu achei o filme muito bom! A história começa com um Pi já adulto, narrando suas desventuras para um escritor interessado em transformar o que aconteceu com ele num livro. Acompanhamos a infância de Pi (quando ele era vítima de bullying na escola por causa do seu estranho nome), seu primeiro amor, a busca por diferentes religiões - o longa traz uma discussão bastante interessante sobre a fé.



A cena do naufrágio do navio é impressionante. Eu vi o filme em 3D e a sequência é muito realista. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um macaco, uma hiena e um tigre de bengala. Com o tempo, sobram apenas Pi e Richard Parker, o tigre. Como sobreviver com poucos recursos ao lado de um animal selvagem faminto? Só assistindo pra saber! Mas adianto aqui que a relação que surgirá entre os dois não chega a ser de amizade, como muitos podem imaginar. Mas de ajuda mútua - um precisa do outro para continuar vivo.

As Aventuras de Pi tem belas cenas. Diria até psicodélicas! O mar, ora revolto, ora calmo como um espelho a refletir as estrelas, seres marinhos, cardumes... uma ilha repleta de suricatos! Até que ponto elas são reais ou delírios do nosso protagonista? Cabe a cada um tirar as próprias conclusões.

Ah, em momento algum Suraj Sharma, intérprete de Pi, esteve em um bote com um tigre durante as filmagens. O animal foi criado através da tecnologia CGI, sendo que um animal verdadeiro foi usado apenas em sequências em que apareceria sozinho. É provável que o longa não leve pra casa as onze estatuetas do Oscar a que concorre, mas as de edição, fotografia, efeitos visuais e edição de som, se vierem, serão merecidíssimas! Não deixe de assistir! É lindo e emocionante... uma lição de vida e tanto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário