sábado, 12 de janeiro de 2013

Oscar 2013: conheça os indicados a melhor filme

Foram anunciados, na última quinta-feira, em Hollywood, os nomes dos indicados ao maior prêmio do cinema - o Oscar 2013. Nove produções concorrem ao Oscar de Melhor Filme este ano. Eu ainda não vi nenhuma delas, mas abaixo você fica com o trailer de cada uma e também as minhas impressões:

LINCOLN



O longa de Steven Spielberg é o favorito deste ano, com 12 indicações (filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha sonora, mixagem de som e figurino). Tá, é um filme do Spielberg e só isso já é um indicativo de qualidade, mas tô com um pouco de preguiça de assisti-lo... talvez por retratar uma figura histórica muito distante de nós, brasileiros. Mas Lincoln é um ídolo para os americanos, e só este fato já o deixa com mais chances.

AS AVENTURAS DE PI



O filme de Ang Lee tem 11 indicações (filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha sonora, canção, efeitos visuais, edição de som, mixagem de som e design de produção). Eu quero muito ver este filme. O trailer é incrível! E ainda com a música do Coldplay... é de arrepiar. Estão dizendo que o longa é meio psicodélico (pelas imagens dá pra notar), mas deve ser igualmente lindo!

OS MISERÁVEIS



Os Miseráveis tem 8 indicações: filme, ator, atriz coadjuvante, canção, mixagem de som, figurino, design de produção e maquiagem e cabelo. Por se tratar de um musical, nem todo mundo tem paciência de assistir. Mas com esse elenco e com esse visual... promete! Tô louco pra ver.

O LADO BOM DA VIDA



O Lado Bom da Vida também tem 8 indicações, incluindo as quatro categorias de atuação (melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante), o que não acontecia há 30 anos com um longa-metragem! As outras categorias são edição, roteiro adaptado, filme e diretor. Fiquei curioso pra ver, principalmente por causa da Jennifer Lawrence, que também está no elenco de Jogos Vorazes (um dos meus filmes prediletos).

ARGO



Eu fiz um post sobre Argo há um tempo aqui no Poptude, lembram? O longa, dirigido pelo ator Ben Affleck, concorre nas categorias filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado, edição, trilha sonora, edição de som e mixagem de som. Mais um filme de fundo político. Parece ser legal.

A HORA MAIS ESCURA



O filme de Kathryn Bigelow é um suspense sobre a caçada a Osama Bin Laden e teve 5 indicações, incluindo melhor filme, mas a diretora em si foi cortada da disputa pelo prêmio de direção da maior honraria da indústria. As outras indicações foram atriz, roteiro original, edição e edição de som. Até hoje eu não vi o outro filme dela, o premiado Guerra ao Terror. O atual também não despertou muito a minha atenção...

DJANGO LIVRE



Django é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz. O filme, de Quentin Tarantino, recebeu 5 indicações: ator coadjuvante, filme, fotografia, edição de som e roteiro original. Parece ser violento, mas bem legal.

AMOR



Amor é um filme austríaco, e além da categoria de filme estrangeiro, conseguiu também o feito de ser indicado na categoria principal. As outras são atriz, diretor e roteiro original. O longa conta a história de um casal de professores de música aposentados que chegam aos oitenta anos. A filha deles, que também é musicista, mora no exterior com sua família. Um dia, Anne sofre um derrame e o vínculo de amor do casal é testado. Denso, né?

INDOMÁVEL SONHADORA



Alguém me explica o que é essa garotinha, Quvenzhané Wallis, que só tinha 5 anos quando fez o filme e que já está indicada ao Oscar de melhor atriz? Estou embasbacado com ela. O filme conta a história da menina chamada Hushpuppy, que vive com o pai no fim do mundo. Quando ela fica doente, provoca um desequilíbrio natural no ambiente ao seu redor, despertando bestas selvagens. Indomável Sonhadora também foi indicado a melhor filme, diretor e roteiro adaptado.

***

Bem, são esses os nove filmes indicados à categoria mais importante do Oscar, que será entregue na noite do dia 24 de fevereiro, em Hollywood. Façam suas apostas! Lembrando que este ano a festa será comandada por Seth McFarlane (diretor de Ted e criador da animação Family Guy) e terá uma grande homenagem pra comemorar os 50 anos de James Bond, o agente 007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário