terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sem essa de game over!

Ontem assisti Detona Ralph, longa-metragem que concorre ao Oscar de Melhor Animação este ano. Dos outros 4 indicados na categoria, eu só assisti Valente, mas se Detona Ralph ganhar, vai ser merecido, viu? O filme é ótimo! Me diverti muito, principalmente por se tratar de um universo que eu gosto bastante: o mundo dos games!

Ralph é o vilão de braços enormes do jogo Fix-It Felix e seu papel é detonar um prédio, enquanto o "mocinho" Felix vai lá e conserta tudo. Cansado de ser menosprezado, ele participa de reuniões de auto-ajuda com outros célebres vilões dos vídeo-games: o fantasma do Pac-Man, Robotinik do Sonic, Koopa do Mário, Zangief do Street Fighter... o que ele mais quer é virar herói e ganhar uma medalha.

Para conseguir tal feito, ele vai parar num jogo ultra-moderno de ação e tiro. Ele consegue a medalha, mas ao sair de lá numa nave, acaba levando junto um terrível inseto. E ambos vão parar, por acidente, na "Corrida Doce", um jogo de carros que se passa num mundo onde açúcar não falta! 

É nesse ambiente que Ralph conhece a pequena Vanellope, uma garotinha solitária considerada um bug, ou seja, um erro do sistema. Vítima de uma armação do Rei Doce, ela vai se unir a Ralph para disputar e vencer a corrida, enquanto o terrível inseto se multiplica... e pra piorar, se um personagem morre fora do seu jogo, ele é deletado para sempre dos games.

Detona Ralph está cheio de personagens carismáticos e é muito interessante vê-los viajando pelas tomadas e entrando nos jogos uns dos outros. Produzido pelos estúdios Disney, o filme está cheio de referências e é um verdadeiro convite aos jogos eletrônicos. Os humanos até aparecem, mas os avatares estão lá para servi-los. 

É muito bacana acompanhar o que acontece, por exemplo, quando uma menina põe a ficha no fliperama e a partida começa... como se dá a mobilização dos personagens para que o objetivo do jogo seja alcançado. Procure reparar nos detalhes, nos movimentos de cada um deles, os dos jogos mais antigos até aqueles em alta-definição! Os produtores tiveram um cuidado enorme em reproduzir tudo exatamente como ele é/seria no mundo real.

Eu tenho certeza que Detona Ralph vai agradar a todos os públicos - os mais velhos, que vão poder relembrar jogos retrôs; até as crianças e os adolescentes, que vão gostar dos jogos mais modernos. Não deixe de assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário