segunda-feira, 1 de abril de 2013

Leitura voraz

Meu interesse por Jogos Vorazes começou depois que eu vi o filme, em abril do ano passado. Tinha ouvido falar muito pouco sobre os tais "Hunger Games" e fui despretensiosamente ao cinema.

Fui pego de jeito! Me lembro de ter saído da sessão diretamente para uma livraria, na tentativa de comprar o box com os três livros da série. Não foi daquela vez... a caixa estava muito cara! Claro que eles aproveitaram o sucesso do filme para jogar o preço dos livros lá em cima. Desisti momentaneamente da ideia, mas os coloquei na minha lista de "livros que gostaria de ler". No meu aniversário, em dezembro, eis que ganho da minha namorada o box de presente! Oba!



Pra quem não conhece, Jogos Vorazes acompanha Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país chamado Panem. O local é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre 12 e 18 anos, de cada um dos doze distritos do país, são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver. Tipo um reality-show mortal.

Li o primeiro livro e percebi que o filme foi bem fiel. Claro que uma coisa ou outra eles têm que mudar mesmo, para deixar a adaptação cinematográfica mais "atraente" para o público. Mas no geral o filme é quase igual ao livro. Como fui primeiro ao cinema, impossível não associar a imagem dos protagonistas, Katniss Everden e Peeta Mellark, aos atores Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson. Missão cumprida em menos de uma semana.

Começo então a ler o segundo livro, Em Chamas. Confesso que o início é meio massante, com aquela enrolação toda da turnê dos vitoriosos. Queria mais ação. E ela só veio praticamente nas 100 páginas finais, quando tem início o Massacre Quaternário e Katniss e Peeta precisam retornar à arena dos jogos. Missão cumprida em menos de duas semanas. O desfecho do livro já apontava que a terceira parte, A Esperança, seria tensa. Seria não, é.

Quanta coisa acontece nesse último livro. A guerra contra a capital consome boa parte das mais de 400 páginas. É preciso ficar atento aos detalhes pra não se perder. Analisando a narrativa, ouso dizer que A Esperança dará um belo filme, viu? Cheio de ação, tiros, explosões... e mortes.

Minha intenção aqui não é fazer uma crítica literária da trilogia Jogos Vorazes. É simplesmente narrar brevemente minhas impressões, já que acabei de terminar o 3º livro há pouco. Alguns amigos já haviam me alertado que o desfecho não era bom. Fique tranquilo que eu não vou contar o final da história. Mas ainda estou digerindo os acontecimentos.

Confesso que o fim é pesado, arrebatador... me deixou pra baixo, entristecido. Em seus devaneios, Katniss, em determinado momento, se lembra de uma conversa que teve com Peeta: "Terminada a guerra, estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que os nossos horrores recentes jamais deveriam se repetir. Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição". É nessas horas que bate aquela frustração e ficção e realidade se misturam. Afinal, a arte imita a vida. Ou seria o contrário?

Jogos Vorazes poderia terminar de um jeito muito mais feliz. Poderia. Mas foi o fim que a autora Suzanne Collins escolheu. E ponto final.

A boa notícia é que Em Chamas estreia no dia 15 de novembro nos cinemas. O elenco se manteve e a direção ficou a cargo de Francis Lawrence. Várias imagens já foram divulgadas na internet, dá só uma olhada:










Bacana, né? Já estou louco pra ver.

E você, também é um leitor de Jogos Vorazes? O que achou dos livros? E dos filmes? Vamos trocar uma ideia! Todo comentário é bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário