quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CCBB BH é inaugurado



O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado no entorno da praça que dá nome ao complexo localizado na região Centro-Sul da capital mineira, ganhou mais um importante espaço destinado às artes. A antiga sede da Secretaria do Estado de Segurança Pública e da Procuradoria Geral do Estado se transformou em um dos maiores centros culturais do país: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), inaugurado nesta terça-feira.

São 1.200 m² de área destinada a exposições, 270 assentos no teatro e 170 m² de espaço para a sala multimeios. O CCBB é composto também por cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa, tudo isso em 12 mil m² de área construída – deste espaço, 8 mil m² já estão disponíveis para uso público e o restante será aberto posteriormente.

Além das atrações que estarão em cartaz no CCBB-BH eventualmente, o centro cultural vai oferecer programação regular, por meio do programa educativo, que proporcionará aos interessados visitas mediadas às mostras instaladas no local, narração de histórias e encontros com educadores, entre outras atividades. Para participar, basta realizar o agendamento prévio pelo telefone (31) 3431-9440. A programação dos próximos meses incluirá peças de teatro e diversos eventos. O calendário será divulgado em breve.

Exposição de lançamento



Para a estreia da programação do CCBB, o térreo, o segundo e o terceiro andares serão ocupados pela exposição “Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou”. Entre as obras, estão peças de Frida Kahlo, da fotógrafa Diane Arbus e das artistas Louise Bourgeois, Sophie Calle, Nan Goldin, Cindy Sherman e Suzanne Valadon. A presidente Dilma ressaltou a importância da mostra, cujo tema reflete o papel das mulheres na sociedade.

A mostra apresenta obras do acervo do Centre Georges Pompidou – Musée National d’Art Moderne, de Paris (França), que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa. O público terá acesso a uma nova perspectiva sobre a história da arte moderna e contemporânea, abrangendo um período que vai do início do século 20 aos dias de hoje, com obras de arte diversas, como pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações, produzidas por cerca de 70 mulheres que marcaram seu tempo.

O papel feminino na história das artes também é ilustrado pelas mãos das brasileiras Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Anna Maria Maiolino, Rosângela Rennó e Rivane Neuenschwander, entre outras, também disponíveis na mostra. A exposição fica em cartaz até o dia 21 de outubro.

A entrada no CCBB é gratuita, assim como o acesso às exposições e atrações do local. O CCBB fica aberto todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h às 21h.

Mais informações pelo site http://circuitoculturalliberdade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário