quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Uma jornada em busca do autoconhecimento

Eu posso dizer que o filme A Vida Secreta de Walter Mitty é uma grande "viagem". E de fato é mesmo, nos dois sentidos da palavra. O personagem-título, vivido por Ben Stiller, é um homem tímido e retraído, que trabalha no setor de arquivo e revelação de fotografias de uma famosa revista, que está prestes a ser fechada para ter apenas conteúdo online.

Apaixonado por uma colega de trabalho, ele passa os dias tentando se declarar, sem sucesso. Vira e mexe ele fica "fora do ar", abstrai de tudo a sua volta e embarca em aventuras imaginárias. No início é até legal ver até onde vai a criatividade dele, mas algumas são bastante nonsenses. 

Sua vida começa a mudar quando o famoso fotógrafo Sean O'Connel (Sean Penn) manda para ele um pacote com importantes negativos, sendo que um deles será a capa da última edição impressa da revista. Mas justamente esse negativo vem faltando. 

Seguindo pistas que ele acredita estar nas outras imagens, e com a ajuda de Cheryl (Kristen Wiig), seu amor platônico, ele parte em uma incrível jornada atrás do fotógrafo. E é aí que as suas viagens imaginárias vão dar lugar a aventuras reais, que colocarão à prova toda a sua coragem e determinação. Voar de helicóptero com um piloto bêbado, enfrentar um tubarão, escapar de um vulcão em erupção... é mole ou quer mais?

Pra mim, A Vida Secreta de Walter Mitty pode ser considerado um road movie. A história se desdobra na Groenlandia, Islândia, Himalaia... A fotografia é belíssima e destaca belas paisagens. A transformação pelo qual passa Walter Mitty é inspiradora e é impossível não se identificar com a personagem em pelo menos algum momento. 

Outra coisa que é muito bacana é que vários letreiros do filme são incorporados aos cenários e aparecem nas fachadas dos prédios, nas ruas, nos telhados... Stiller, que também assina a direção, conseguiu fazer um filme tocante, com uma bela mensagem e desfecho. Afinal, tem horas que é preciso parar de sonhar e começar a viver!



Nenhum comentário:

Postar um comentário