quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O melhor filme de espaço já realizado

A frase acima foi dita pelo diretor James Cameron. E eu tenho que concordar com ele. Gravidade é realmente uma obra-prima de ficção-científica.

Dirigido por Alfonso Cuarón - vencedor do Globo de Ouro de Melhor Diretor em 2014 - o longa conta a história de Matt Kowalski (George Clooney), um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock).

Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

É angustiante acompanhar o drama das personagens. É o oxigênio que está para acabar, a dificuldade em se agarrar às naves e cabos devido à falta de gravidade, a iminência de uma nova chuva de destroços... apesar da imensidão do espaço, é um filme claustrofóbico.

As imagens são belíssimas. Como é bonito o nosso planeta visto do alto! E como eles estão em órbita a 600 km da superfície, dá pra ver detalhes dos continentes, as luzes à noite... os efeitos visuais impressionam. A equipe desenvolveu um sistema com cabos, operados manualmente ou por controle remoto, para criar a ilusão de flutuação.

O legal é que o filme é bem fiel à realidade. Como no espaço existe o vácuo - e o som não se propaga no vácuo - as cenas de explosões acontecem no mais profundo silêncio, ao contrário dos outros filmes de ficção que a gente está careca de assistir. A gente vê a chuva de destroços atingir as naves enquanto escuta somente os gritos e a respiração ofegante de desespero dos astronautas.

Acho que a Sandra Bullock está bem no papel, apesar dela não ter cara de astronauta. Antes dela foram sondadas Angelina Jolie e Natalie Portman para o papel. Agora é hora de colher os louros, já que o longa tem sido super elogiado e é forte candidato ao Oscar.

Não deixe de assistir. Vale a pena!



** ATUALIZAÇÃO

E não deu outra. Gravidade é o recordista de indicações ao Oscar 2014, concorrendo em 10 categorias, juntamente com Trapaça.

A entrega da 86ª edição do Oscar acontece no dia 2 de março, em Hollywood. A cerimônia será apresentada novamente por Ellen DeGeneres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário