quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mostra Stanley Kubrick – De olhos bem abertos

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, dará início à retrospectiva integral do cineasta Stanley Kubrick. Durante 20 dias, o público poderá conferir todos os filmes do diretor, reunidos em 13 longas-metragens e três curtas, em película e formato digital, além do documentário Stanley Kubrick: Imagem de uma vida, de Jan Harlan. Dois destaques na programação são as sessões comentadas durante toda a maratona e um curso sobre a obra de Kubrick, além de debates.

Com estética ímpar, Kubrick influenciou toda a indústria cinematográfica, desde a década de 1950, e sua obra foi e ainda é constantemente apropriada pela cultura pop. Dono de um perfeccionismo facilmente identificado em seus filmes, Kubrick foi um cineasta que buscou investigar a natureza humana e a dimensão paradoxal do homem, por meio de diferentes representações.

O público poderá conferir clássicos como "O Iluminado" e "2001- Uma odisseia no Espaço" em qualidade digital nunca antes exibida em Belo Horizonte. Dos 13 longas de Kubrick, 12 serão exibidos em DCP, qualidade digital equivalente à película de 35mm. "A Morte Passou Perto", de 1955, será o único filme exibido em película. O formato dos curtas metragens e do documentário também será digital (BluRay e DVD). Cada um dos longas de Kubrick terá, no mínimo, 3 sessões durante os 20 dias de mostra, em Belo Horizonte.

35 horas ininterruptas

Seguindo o modelo de sucesso da Mostra Hitchcock, realizada em agosto de 2013, Stanley Kubrick – De olhos bem abertos também terá a sua maratona. Desta vez, logo na abertura. A maratona tem início às 14h, da sexta-feira, dia 8 de agosto, com a exibição de "O Grande Golpe". Durante a tarde e início da noite, a programação segue com "Glória feita de sangue", às 16h, seguida de "Dr. Fantástico", às 18h.

A partir das 20h15, com "Nascido para Matar", a maratona passa a ter exibição simultânea entre o Cine Humberto Mauro e os Jardins Internos do Palácio das Artes. Entre 22h45 e 5h da manhã, o público poderá se deliciar com os clássicos "2001- Uma odisséia no espaço", "Laranja Mecânica" e "O Iluminado". Quem conseguir vencer a maratona e assistir a "O Iluminado", no Cine Humberto Mauro, terá direito a um kit de café da manhã!

Às 9h, a programação volta a ser exibida somente na sala de cinema, com o filme "Lolita", seguido de "Spartacus" às 12h15, "Barry Lyndon", às 16h, encerrando com "De olhos bem fechados" às 19h30 – último filme dirigido Kubrick. Todas as sessões serão seguidas de um breve comentário feito por pesquisadores e estudiosos convidados.

SERVIÇO

Mostra Stanley Kubrick – De olhos bem abertos
Local: Cine Humberto Mauro – Av. Afonso Pena, 1537 - Centro
Período: 8 a 28 de agosto de 2014
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Nenhum comentário:

Postar um comentário