domingo, 20 de fevereiro de 2011

A realeza britânica como você nunca viu


Ontem assisti ao filme recordista de indicações ao Oscar 2011 (são 12 no total): O Discurso do Rei.

O longa mostra uma realidade da realeza mais contemporânea. Nada daqueles trajes de época que deixavam reis e rainhas parecendo "bolos de noiva". O que já é bem interessante, não é mesmo? Foge do lugar comum... A história se passa nos anos 30, numa Londres cinzenta. Colin Firth é George, filho do Rei George V, e desde pequeno sofre com a gagueira. Um sério problema, já que ele precisa frequentemente fazer discursos para seus súditos.

Na tentativa de ajuda-lo, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) acaba o levando até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional. Desesperançoso no início, George acaba encontrando nele um grande amigo.


Seus exercícios fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce), numa fase bastante difícil, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Dirigido por Tom Hooper, O Discurso do Rei é um desses filmes que vai conquistando a gente aos poucos. Monótono no início, ele muda de figura quando mergulhamos no drama de George. Cada vez que ele precisa encarar o microfone é como se ele estivesse indo pra forca! Mérito do Colin Firth , que está estupendo no papel do Rei gago!

Geoffrey Rush também manda muito bem. Sem se rebaixar perante a realeza e com ótimas "tiradas", esse "médico-ator é responsável pelos melhores diálogos do filme. E a cena do discurso pré-guerra do rei, ouvida por milhares de ingleses, na qual ele fica o tempo todo ao lado de George, é bem emocionante! E a história é verídica, viu?

Acho difícil o longa voltar pra casa com 12 estatuetas, mas se ganhar pelos menos essas duas, de ator e ator coadjuvante, já será bem merecido.

Confira abaixo o trailer de O Discurso do Rei :



Por se tratar de uma produção britânica, tá cheinho de ator de Harry Potter no elenco de O Discurso do Rei, repare pra você ver... ah, o filme concorre ao Oscar nas seguintes categorias:

- Melhor Filme
- Melhor Diretor - Tom Hooper
- Melhor Ator - Colin Firth
- Melhor Ator Coadjuvante - Geoffrey Rush
- Melhor Atriz Coadjuvante - Helena Bonham Carter
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Fotografia
- Melhor Figurino
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Edição de Som
- Melhor Edição


E você, já assistiu o filme? O que achou? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário