quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Rio" é uma bela homenagem à cidade maravilhosa


O diretor Carlos Saldanha trocou o frio de A Era do Gelo pelo calor do Brasil na animação Rio, em cartaz nos cinemas. Vi o filme essa semana e achei bem legal. Não tanto quanto a trilogia de Sid e companhia, mas o longa-metragem é diversão garantida para todas as idades.

Ao longo de 1h40, acompanhamos as trapalhadas da Arara Azul Blu, que nasce no Brasil mas é contrabandeada para os Estados Unidos ainda filhote. Quinze anos depois, já adulta, ficamos sabendo que foi encontrada no Rio uma fêmea da espécie chamada Jade, e o ornitólogo que toma conta das aves tenta convencer a dona de Blu de que seria uma boa ideia promover o encontro dos dois pássaros.

De volta ao Rio de Janeiro, eles acabam sendo sequestrados e vão aprontar muito nas ruas da cidade maravilhosa. Blu, que não sabe voar, vai ter que superar seus limites, e enquanto tenta achar a dona, vai descobrindo os encantos do nosso maior cartão-postal e fazendo novos amigos.


O enredo é cativante, mas o mais bacana do filme é mesmo o cenário. Carlos Saldanha, até por ser brasileiro, faz uma ode à cidade. Estão lá o Cristo Redentor, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Lapa, o teleférico, o bondinho, as praias, as favelas, a Sapucaí... a história se passa em pleno Carnaval, com direito à desfile de escola de samba e tudo mais.

Um time de estrelas dubla a versão original: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro e Will.I.am. Alguns deles estiveram aqui para a pré-estreia mundial, que aconteceu em 22 de março.

A trilha sonora, repleta de samba e MPB, foi produzida por Sérgio Mendes e reflete bem o clima do longa.


Bem, tá esperando o quê pra assistir ao filme? Ele já é recordista de bilheteria e está dominando as salas da cidade. Vi em 3D, mas não senti tanta diferença assim... E você? Já assistiu? O que achou? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário