quarta-feira, 6 de março de 2013

Exposição do mestre da fotografia em BH

A exposição itinerante “Sebastião Salgado: fotografia comprometida” fica em cartaz no Centro Cultural São Bernardo até o dia 24 de março, apresentando dez fotos do artista mineiro.

A exposição apresenta fotos pertencentes às séries “Trabalhadores”, “Terra” e “Êxodos”, que têm em comum o olhar original de Sebastião Salgado sobre o cotidiano dos povos excluídos, a condição humana e as desigualdades sociais, temáticas que o consagraram como um dos melhores fotojornalistas da atualidade.

Entre as imagens mais marcantes da mostra está a da menina sem-terra, Joceli Borges, cujo olhar triste foi eternizado pelas lentes de Sebastião e estampou o seu livro “Terra”, lançado em 1997.



Sobre o fotógrafo

Sebastião Salgado, mineiro de Aimorés, ganhou reconhecimento internacional ao fazer crônicas sobre a vida das pessoas comuns na forma de imagens. O seu trabalho resultou em diversos livros, exposições e prêmios nacionais e internacionais. Entre suas publicações mais conhecidas estão “Outras Américas”, de 1986, obra na qual ele mostra a vida dos camponeses latino-americanos; “Trabalhadores”, lançado em 1993; e “Terra”, livro que retrata a dura realidade dos assentamentos e da vida dos trabalhadores rurais no Brasil, de 1997. Em 2000, o fotojornalista criou o projeto “Êxodos” e percorreu 47 países para contar a história da migração do campo para as cidades.

Em 2004, lançou o projeto “Gênesis”, no qual se dedica a clicar partes do planeta ainda intactas, com o propósito de chamar a atenção das pessoas para conceitos como biodiversidade, sociodiversidade e o papel que todos temos na conservação ambiental.

A exposição com o resultado desse projeto está agendada para este ano no Museu de História Natural de Londres. Estão previstos ainda para 2013 dois lançamentos importantes sobre o trabalho de Sebastião Salgado: um catálogo dividido em dois volumes, com os registros fotográficos do projeto “Gênesis”, e ainda o documentário sobre a vida do fotógrafo, intitulado “A Sombra e a Luz”, produzido pelo alemão Wim Wenders com a colaboração de Juliano Salgado, filho do fotógrafo.

SERVIÇO

A mostra itinerante “Sebastião Salgado: fotografia comprometida” pode ser vista às terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 17h; quinta-feira, das 9h às 21h; e sábado, das 8h às 12h. O CCSB fica na Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo. A entrada é gratuita. Outras informações pelo (31) 3277-7416.

Nenhum comentário:

Postar um comentário