segunda-feira, 18 de março de 2013

O cinema dos anos 80 de volta em BH

A Fundação Clóvis Salgado realiza, entre os dias 22 de março e 11 de abril, no Cine Humberto Mauro, a mostra The Outsiders: Revisões dos Anos 80. Na programação, estão presentes 20 importantes filmes lançados na década de 80, identificados com uma forte marca autoral de seus diretores. A entrada é gratuita, com a retirada do ingresso meia hora antes do início da sessão, na bilheteria do Cinema.

A década de 80 presenciou uma série de filmes com enfoque comercial que marcaram a época e renderam franquias de sucesso. Por outro lado, importantes cineastas lançaram obras autorais que fugiam da lógica dos blockbusters e se tornaram clássicos. A presente mostra destaca alguns desses trabalhos, retomando filmes de diretores como Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen, que percorrem temáticas e gêneros diversos, como o drama, a comédia, o terror e a ficção científica. São produções que abordam questões como a Guerra do Vietnã, a luta por direitos civis nos Estados Unidos e a psicose humana.

Entre os destaques da mostra, estão O Iluminado, de Stanley Kubrick, Touro Indomável, de Martin Scorsese, e Hannah e Suas Irmãs, de Woody Allen. A seleção conta também com os filmes O Portal do Paraíso, de Michael Cimino, e O Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola. Esses últimos não foram bem compreendidos quando lançados e tornaram-se absolutos fracassos de bilheteria. O longa de Cimino, inclusive, contribuiu para a quebra de sua produtora, a United Artists. Revisões posteriores por parte da crítica e do público trouxeram novas e positivas opiniões acerca dos filmes, incluídos, atualmente, em listas com as mais importantes produções daquela década.

SERVIÇO

Mostra: The Outsiders: Revisões dos Anos 80
Data: de 22/03 a 11/04
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte
Classificação: 12, 14, 16 e 18 anos
Entrada gratuita
A retirada do ingresso, um por pessoa, será realizada 30 minutos antes de cada sessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário