sábado, 9 de março de 2013

Oz... fábula de encher os olhos!

Você provavelmente já deve ter assistido ao filme O Mágico de Oz, com Judy Garland, e que passava muito na Sessão da Tarde, certo? Esse filme marcou muito a minha infância! E olha que ele é antigo pra caramba! Foi feito em 1939! Assistir Oz, Mágico e Poderoso foi como voltar no tempo, e mergulhar de novo nessa história que encanta gerações e gerações.

No longa-metragem dirigido por Sam Raimi e que estreou essa semana nos cinemas, Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante. Egoísta e um tanto quanto picareta, ele acaba indo parar na Terra de Oz durante uma tempestade (o balão em que ele estava é sugado por um tornado). 

Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e sua irmã Evanora (Rachel Weisz). Ludibriado por elas e seduzido por uma grande recompensa em ouro, ele decide cumprir uma antiga profecia e ir para a floresta escura matar a bruxa Glinda (Michelle Williams). Mas ele descobre que ela, na verdade, é a bruxa boa da história!

Vivendo este conflito, o ilusionista terá que usar sua criatividade para lutar contra Theodora e Evanora (as bruxas Más do Oste e Leste, respectivamente). Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, de uma linda boneca de porcelana e do tranquilo povo de Oz.

Eu adorei o filme. O início é todo em preto e branco e ocupa apenas o centro da tela do cinema. Mas depois que o protagonista vai parar em Oz, a projeção aumenta de tamanho e mergulhamos numa profusão de cores impressionante! A direção de arte caprichou: os cenários marcantes, como a famosa Estrada de Tijolos Amarelos e a Cidade das Esmeraldas, são de encher os olhos. Os detalhes encantam, mesmo sabendo que é tudo computação gráfica. Veja em 3D, é uma experiência única - E eu te garanto que você vai levar muitos "sustos" com as coisas saindo da tela!

O legal é que a história serve também como prelúdio para o filme clássico. Oz, Mágico e Poderoso é cheio de referências e explica como muita coisa aconteceu na terra encantada! O final, com a fuga das bruxas, abre a brecha para uma possível continuação. Bem que os estúdios Disney podiam refilmar o longa de 1939, com a ida de Dorothy para Oz. Ia satisfazer o desejo de muita gente.

Não deixe de assistir! Vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário