sexta-feira, 10 de abril de 2015

Camille e Rodin: Relação tortuosa nos palcos de BH



 
Após mais de 200 apresentações por todo o Brasil, o espetáculo “Camille e Rodin” retorna aos palcos de BH nos dias 17 e 18 de abril, sexta e sábado, às 21h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Os experientes atores Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore dão vida a uma história de amor que se confunde com as carreiras de dois grandes nomes da arte mundial, Auguste Rodin e Camille Claudel. O casal de artistas franceses viveu uma relação tortuosa durante 15 anos, um encontro intenso de amor e conflitos que determinou a vida e a carreira de ambos.

As apresentações integram a Mostra Cine Brasil Teatro e Música, criada em 2014 com a proposta de promover o intercâmbio de grandes nomes nacionais e internacionais com artistas locais e contribuir para a formação de novos públicos. Além do espetáculo, Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore ministrarão um workshop gratuito para atores profissionais e em formação sobre a construção do corpo e intepretação, a partir das técnicas corporais desenvolvidas para a criação de “Camille e Rodin”.

Sobre o espetáculo

De um lado, Camille Claudel, uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que quebrou laços com sua classe social e a moral vigente, entrando em conflito com sua família e com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar uma artista grandiosa. De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro que com seu trabalho e talento se transformou no maior escultor de todos os tempos, representando através de sua arte as paixões humanas.

O espetáculo reconstrói esse encontro, que se transforma numa paixão arrebatadora e em um impulso artístico para ambos, dois gênios criativos, que passaram suas vidas em busca de amor, compreensão e liberdade. Sem Camille, Rodin possivelmente não teria feito suas obras mais apaixonadas e, sem Rodin, Camille não seria a artista fantástica e nem o mito em que se transformou.

Para essa montagem foi encomendado a Franz Keppler um texto inédito. A pesquisa para a construção desse espetáculo foi feita por Franz Keppler e Melissa Vettore, baseando-se nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha-neta de Camille), a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille).

A direção do consagrado ator e diretor Elias Andreato foge de uma forma teatral tradicional de apresentar biografias. O que interessa aqui é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. E é assim, escapando das formalidades, que o público se situa na Paris de Rimbaud, Verlaine, Debussy, Monet, Victor Hugo, que libertaram o povo para sempre do academicismo.

SERVIÇO:

Mostra Cine Brasil Teatro e Música
Espetáculo “Camille e Rodin”
Datas: 17 e 18 de abril (sexta e sábado, às 21h)
Local: Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec.
Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete – Centro).
Classificação: 12 anos
Duração: 75 minutos
Ingressos à venda na bilheteria do teatro:
R$ 40,00 [inteira]
R$ 20,00 [meia]
Informações para o público: (31) 3201-5211

Workshop “Esculpindo o personagem” – Construção de corpo e interpretação
Com Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore
Dia 19 de abril, domingo, das 14h às 18h.
Inscrições gratuitas. Encaminhar currículo para aprovação, até 15 de abril, para o e-mail: cursos@galpaocinehorto.com.br
Mais informações: www.galpaocinehorto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário