segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cinefonia – Cinema de um jeito que você nunca ouviu

Os amantes da sétima arte contam agora com um novo programa: o Cinefonia. A atração, que entra na grade da Rádio Inconfidência, será uma plataforma para os ouvintes ficarem por dentro de tudo que envolve o mundo do cinema, sempre no embalo de trilhas sonoras inesquecíveis. O Cinefonia trará informações sobre os principais lançamentos da semana, os destaques dos filmes na programação da TV, as notícias mais quentes da indústria cinematográfica, curiosidades dos bastidores, entrevistas e perfis de artistas e diretores, além de resenhas de filmes clássicos ou que estejam em cartaz. 

A ideia do programa partiu de dois jornalistas que já trabalham na emissora. Pedro Vieira, coordenador de produção da Rádio Inconfidência, e Renato Silveira, redator do departamento de Jornalismo, sempre conversavam pelos corredores sobre os filmes que assistiam. “Acompanhava as críticas que o Renato fazia para o Viamundo (que saiu da grade da Inconfidência ano passado) e para o site Cinematório e ficava admirado com o conhecimento dele. Precisávamos aproveitar este talento em algum programa específico na rádio, daí surgiu o plano de criarmos o Cinefonia”, conta Pedro Vieira.

Renato revela que fazer um programa de uma hora, só sobre cinema, é um grande desafio. “Trabalhar com o que se gosta é sempre uma imensa responsabilidade. A Inconfidência sempre abriu espaço para que eu pudesse falar de cinema em diversos programas de sua grade. E foi justamente de uma dessas participações, com o Pedro no Em Boa Companhia (AM 880), que cresceram a inspiração e a vontade de falar sobre cinema na emissora, em um espaço criado só para isso. Nós queremos fazer algo novo e dinâmico, e está sendo ao mesmo tempo uma grande honra e um prazer enorme realizar o Cinefonia, para levar aos nossos ouvintes cinéfilos informação, opinião, dicas de filmes e música de qualidade”, afirma Renato Silveira.

O rádio tem suas características próprias, e falar de algo que é muito imagético, como o cinema, requer cuidado e dedicação. Por isso Pedro Vieira garante: “O programa tem muitas vozes, vinhetas, sobe-sons, trechos de diálogos e trilhas de filmes. O ouvinte não vai querer desgrudar o ouvido do rádio um minuto sequer”, diz.

Então não perca! O Cinefonia estreia sábado, dia 11 de abril, às 14h, na Inconfidência AM 880 ou pela rádio online: www.inconfidencia.com.br

Logo depois ele estará disponível para download, no mesmo site, para ser ouvido quando quiser!


Quadros do Cinefonia
  • Resenha – análise crítica de filmes clássicos ou que estejam em cartaz
  • Perfil – Raio X da carreira de profissionais ligados ao cinema (atores, atrizes, diretores, etc.)
  • Estreias da Semana – os filmes que entram em exibição no circuito
  • Pra Ver na TV – dicas de filmes das TVs a cabo e aberta
  • Luz, Câmera, Ação – curiosidades sobre o mundo da sétima arte
  • Mulheres no Cinema – quadro com o jornalista e pesquisador Adilson Marcelino, do site www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br sobre as divas que ajudaram a construir o cinema nacional
  • Plano Sequência – entrevistas com atores, diretores, críticos e professores sobre o universo do cinema
  • O filme da minha vida – o público conta quais são seus longas-metragens prediletos
  • Giro Cinematográfico – as notícias mais quentes do cinema. O que está por vir, bastidores e muito mais.
  • Trilhas Inesquecíveis – as músicas que marcaram a história do cinema
Mini-currículo dos apresentadores

Renato Silveira é jornalista formado pela PUC Minas e crítico de cinema. Membro da diretoria da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) é também editor do Cinematório (www.cinematorio.com.br), blog criado em 2003, e apresentador e produtor do Podcast Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), tendo atuado como editor-chefe do portal de 2011 a 2014 e como redator-chefe de 2003 a 2008. No rádio, integra a equipe de Jornalismo da Inconfidência desde 2007. Atuou como crítico de cinema do Viamundo, revista cultural que foi ao ar entre 2008 e 2014 na Inconfidência Brasileiríssima FM 100,9. E desde 2008 também apresenta e produz o quadro Áudio Visual, veiculado na programação da Inconfidência AM 880.

Pedro Vieira é ator e jornalista. Formado em Comunicação Social pelo Uni-BH, é especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas. Trabalha como Coordenador de produção da Rádio Inconfidência desde 2005. Como ator, integra o elenco dos espetáculos “Adultérios e outras pequenas traições” e “Senhora dos Afogados”, da Cia da Farsa. Na Inconfidência AM, apresenta os programas “Em Boa Companhia” e “Disco da Semana”, e na FM comanda o programa “Esquinas de Minas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário