quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NYC: a cidade mais pop do mundo!

Sei que a intenção principal do Poptude não é ficar falando sobre a vida deste blogueiro que vos escreve, mas não poderia deixar de fazer um post sobre a minha visita à Big Apple e sobre a forte influência que Nova York exerce sobre as pessoas. Afinal, são tantas citações em filmes, livros e séries de TV que, quando você está lá, parece ser tomado por algo mágico, surpreendente.

A seguir, um breve resumo do que eu senti (e vivi) ao visitar seus principais pontos turísticos.

ESTÁTUA DA LIBERDADE


Fui visitar a Estátua em plena 2ª feira, dia 11/10, feriado de Columbus Day (quando eles comemoram a descoberta da América por Colombo). Para chegar até ela, você compra ingressos para uma balsa que te leva até a Liberty Island. Presente da França para o povo americano, a Lady Liberty, como é chamada, tem 93m do chão à tocha, que é folheada a ouro. Não pude subir dentro dela, mas só a vista de Manhattan da ilha já vale a pena.


CENTRAL PARK


O Quintal da Cidade foi criado em 1858 e tem uma área de 3,4 km². É grande demais! Andei, andei e não consegui ver tudo. Durante o verão, o parque serve de refúgio aos moradores, pois é bem mais fresco que as ruas à sua volta.


Um dos pontos mais bonitos do Parque é a Bethesda Fountain and Terrace. Destaca-se também o Belvedere Castle.




EMPIRE STATE BUILDING


Edifício mais alto de NY (443m com o mastro), subir até o seu topo leva pouco mais de um minuto. Primeiro você sobe até o 80º andar e depois sobe mais 6 andares, chegando até o observatório. Mais de 120 milhões de pessoas já fizeram isso para apreciar a vista. E eu fui uma delas. Mas a chuva fez com que a gente ficasse apenas na área interna. Mesmo assim valeu muito a pena.


O Empire State Building já foi visto em vários filmes. Mas o final do clássico King Kong, de 1933, marca sua participação mais especial, quando o enorme macaco, em cima da torre, briga com aviões militares. Para assistir a cena, clique aqui.

MUSEU DE CERA MADAME TUSSAUDS

Neste lugar você encontra as mais variadas celebridades: Políticos, artistas, músicos, figuras históricas, super heróis... todos feitos de cera! Alguns nem se parecem tanto, já outros... são idênticos! Eu tirei fotos com praticamente todos. Abaixo, algumas pra você ter uma ideia.






METROPOLITAN MUSEUM OF ART

Criado em 1870 por artistas e filantropos que queriam uma instituição de arte para competir com as europeias, este museu possui o que talvez seja o mais amplo acervo do mundo ocidental, partindo dos tempos pré-históricos e chegando até os dias de hoje. Ele foi inaugurado em 1880 e abriga coleções de todos os continentes.


No MET você encontra pintura, escultura e arte decorativa europeia, arte da África, Oceania e Américas, arte antiga islâmica e do oriente, arte do século XX, arte grega e romana, asiática, desenhos, gravuras, fotografia, instrumentos musicais... é coisa que não acaba mais! O auto-retrato de Rembrandt (1660) é um dos quadros mais importantes do acervo.


AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY

Esse museu ocupa 4 quarteirões e contém mais de 30 milhões de espécies e artefatos. Fósseis de dinossauros, pássaros, peixes, mamíferos, culturas da humanidade, evolução do homem, meteoros. Passei umas 4 horas lá e não consegui ver tudo.


O filme Uma Noite no Museu, de 2007, se passa neste museu. Ben Stiller é um segurança sonhador que aceita trabalhar de madrugada, quando tudo por lá ganha vida. O Museu de verdade não é igualzinho a versão cinematográfica, mas dá pra ter uma noção. Vejam o trailer:



TIMES SQUARE e BROADWAY

Este é o cruzamento mais famoso de NY. São muitas luzes, gente passando pra lá e pra cá, carros, ônibus, taxis... é impressionante caminhar por essas ruas! É tanta informação ao mesmo tempo, lojas, vitrines, que a gente nem sabe por onde começar.




A Broadway é sinônimo do Theater District de Nova York. Ela concentra a maior parte dos teatros da cidade, erguidos em sua maioria entre 1910 e 1930. Eu assisti ao espetáculo Mamma Mia!, baseado nas canções do grupo Abba, no Winter Garden Theatre.


Achei bom, mas confesso que o filme é mais legal. Os melhores ingressos custam mais de 100 dólares. No dia em que fui, cheguei meio em cima da hora, e os ingressos já haviam esgotado. Mas aí esperei um pouquinho e comprei o chamado stand ticket, pra assistir a peça em pé, no fundo do teatro, por US$ 26,50. As duas horas passaram rapidinho e eu economizei bastante. Era isso ou voltar outro dia, e como meus dias em NY já estavam acabando... A seguir, um trecho da montagem:



Bem, esse foi um pouquinho da minha viagem. É claro que NYC oferece muito mais coisas. Espero voltar em breve! E logo farei um post aqui no Poptude sobre minha visita ao Six Flags Great Adventure, o maior parque de Montanhas-russas do mundo! Aguardem! Pra fechar, um vídeo com uma montagem com algumas fotos que fiz. Tomara que gostem!

2 comentários:

  1. Pedro;
    Quando são interessantíssimas assim tem que compartilhar mesmo. Estimula muita gente a sonhar e como alguém disse alguma vez: "você nunca irá além do seu sonho". Seu blog esta muito legal e fico feliz pelas escolhas saudáveis que um "pop" pode e deve fazer. Suas postagens, sem presunção ou soberba, nos deixam muito confortáveis em compartilhar e torcer por novas experiências, para você e para os que curtem esse o segmento. Quebram preconceitos e abre a mente da galera.
    Parabéns. Votei com prazer no blog...

    ResponderExcluir