sábado, 3 de setembro de 2011

O Gigante do Ar completa 75 anos!


Eu nunca havia pensado em trabalhar em rádio. Durante a faculdade, pra ser sincero, Radiojornalismo era uma das matérias que eu menos gostava. Meu negócio sempre foi TV - e todos os meus estágios também. Isso até junho de 2005...

Trabalhava na TV Betim - Canal 53 na época e surgiu o concurso da Rádio Inconfidência. A taxa de inscrição era de apenas R$ 26 e como todos os meus amigos estavam fazendo, resolvi tentar também. Optei logo por um cargo de Coordenação. O salário era melhor, mas era apenas uma vaga. "Ah, eu não vou passar mesmo", pensei.

Fiz a prova e cravei 60%. Mesmo assim fiquei em 3º lugar. Fato é que o 1º colocado desistiu e o 2º não estava apto a assumir o cargo. Imagina qual não foi minha surpresa quando chega um telegrama pra mim pedindo para eu tomar posse!

Um milhão de coisas passaram pela minha cabeça. Trocar a TV pelo rádio, ir para uma emissora que não tinha o hábito de ouvir, entrar para chefiar uma equipe logo de cara... ai, meu Deus! Aceitei o desafio e passei a ser Coordenador de Produção da Rádio Inconfidência.


O início não foi fácil. O estado de sucateamento da emissora era visível. Como todo órgão público, faltavam investimentos e uma reforma se fazia urgente. Pensei em desistir inúmeras vezes. Mas aos poucos fui me adaptando, colocando a mão na massa, produzindo, apresentando... não é à toa que todos dizem que rádio é uma cachaça!

Após 3 anos de trabalho em condições precárias, eis que uma verba de R$ 2 milhões foi liberada pelo Estado para a recuperação da Rádio Inconfidência. Houve uma readequação interna, chegaram móveis e computadores novos, os estúdios foram reformados, deixando a rádio novinha em folha! Tivemos também um plano de cargos e salários implantado. E o trabalho, que já era legal de se fazer, passou a dar ainda mais prazer!

Muitos amigos já seguiram outros caminhos, mas quem ainda está na rádio reconhece a importância desse veículo de comunicação, seja nas ondas da 100,9 FM - a Brasileiríssima, ou da AM 880 - O Gigante do Ar.

E no dia 3 de setembro, data em que a rede completa 75 anos, não há como não passar um filme na nossa cabeça. Quanta gente boa já passou pela Inconfidência... Na época de ouro do rádio, ela tinha orquestra, rádio-novelas, programas de auditório. Dezenas de talentos foram revelados nas suas ondas. Há 6 eu faço parte desta história. E me orgulho disso.

Parabéns Rede Inconfidência de Rádio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário