sábado, 8 de outubro de 2011

Eterna contagem regressiva


O que você faria se só lhe restassem 8 minutos de vida? O Capitão Colter Stevens iria tentar desarmar uma bomba num trem de Chicago e salvar centenas de vidas! Bem, essa é a premissa de Contra o Tempo, filme em cartaz nos cinemas brasileiros.

Deixa eu explicar direito: a ficção acompanha o capitão Colter Stevens, papel de Jake Gyllenhaal, que acorda no corpo de um outro homem e descobre que faz parte de uma missão para salvar Chicago de um atentado terrorista num trem.

O experimento se chama Source Code e lhe permite passar pela identidade de outro homem nos últimos 8 minutos de sua vida. No caso, um professor que morreu no atentado. Neste novo corpo, ele tem então poucos minutos para descobrir onde está a bomba no trem, quem é o terrorista, etc. E a cada vez que falha, ele começa tudo de novo.

O elenco conta também com Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Russell Peters, James A. Woods e Michael Arden. A direção é de Duncan Jones.


Eu achei o filme bem interessante. Apesar de parecer repetitivo (já que o Capitão fica revivendo os últimos 8 minutos de vida do passageiro do trem continuamente), ele acaba surpreendendo, uma vez que cada ação nova cria uma realidade paralela diferente. Seria ela capaz então de mudar o futuro?

À medida que vamos acompanhando novos dados do experimento, também descobrimos as reais condições do Capitão e sua luta pela vida. Contra o Tempo, pra mim, só derrapa no final. Seria perfeito se o diretor tivesse parado na cena do beijo - uma das mais bonitas que eu já vi no cinema - assista e você vai entender o que eu estou falando. Mas não. Na tentativa de criar um final feliz, ele se prolonga demais, e acaba ficando confuso, dando pano pra manga para intermináveis discussões sobre o que aconteceu, e abrindo possibilidade também para uma possível continuação. Quem sabe?

Abaixo você confere o trailer de Contra o Tempo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário