sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Poptude também é Turismo - Itacaré

Hoje meu post é sobre uma cidade que concentra algumas das praias mais belas do Brasil e que foi meu destino de férias essa semana: Itacaré, no litoral sul da Bahia.

Pra chegar até aqui de avião é necessário descer no Aeroporto de Ilhéus e pegar cerca de 75 km de estrada.

O mais interessante (pelo menos pra mim) é que a cidade é bastante preservada e para se chegar em algumas praias é necessário fazer longas trilhas dentro da Mata Atlântica. Então é melhor deixar a preguiça de lado por que a gente anda. E muito!

Vou revelar a seguir alguns dos passeios que eu realizei essa semana e postar algumas fotos que eu tirei. Espero que gostem!

Praia da Concha


Essa é bem urbana e tem águas bem calmas, sem ondas. Tem boa infra-estrutura de quiosques e, em sua ponta direita, um farol ainda em funcionamento. Na ponta esquerda temos a Ponta do Xeréu, de onde se tem uma bela visão do pôr-do-sol.


Praia do Resende

Esta praia fica próxima ao centro da cidade e tem ondas moderadas. Em suas extremidades há grandes elevações rochosas que a separam de outras praias.


Praia da Tiririca

Aqui acontecem as competições de surf da região.


Praia do Costa


Praia pequena e deserta com vegetação ao seu redor, ondas fortes, areia branca e fofa.

Praia da Ribeira


Aqui temos o Riacho da Ribeira represado em forma de piscina e que deságua no mar. Com ondas fortes, a praia tem também uma tirolesa para os mais aventureiros. Neste ponto se inicia também uma trilha ecológica que leva até a Prainha.


Prainha

Essa praia já foi listada como uma das 10 mais bonitas do Brasil.


O acesso a ela exige uma caminhada de uns 40 minutos por uma trilha que passa pela mata nativa. Chegando lá só existe um quiosque que vende bebidas, abacaxi, melancia e queijo coalho. E só. Mas o visual compensa.


Praia da Engenhoca


Pra chegar até ela, tem que caminhar. Mas é trilha é deslumbrante, pela mata nativa, através de uma encosta com vista para o mar. Com fortes ondas, é própria para o surf.


Havaizinho e Camboa


Essas duas ficam no meio do caminho pra se chegar até Itacarezinho. São praticamente semidesertas, separadas por grandes pedras. E lindas demais!


Itacarezinho


Essa é a mais longa de Itacaré, com 12 km de extensão. Cercada por coqueirais, é também um bom local para a prática de surf. O ruim é que só tem um quiosque no local, bem grande por sinal, mas com um preço bem salgado. Prepare o bolso!


Cachoeira de Tijuípe

Um dos passeios mais procurados pelos turistas é também conhecer a Cachoeira de Tijuípe. Por incrível que pareça, á água não é fria e dá pra ficar de pé bem embaixo da queda. Hidromassagem pouca é bobagem! Rs...


Rafting e Tirolesa


Quem busca aventura (como eu) também encontra em Itacaré. Dá pra descer de rafting pelo Rio de Contas e suas corredeiras de nível 3 (a escala vai até 6).Pra isso é preciso ir até o distrito de Taboquinhas (uns 40 minutos de carro por estrada de terra), fazer um mini-curso e partir pro abraço! Dá mais ou menos 1h30 de descida do rio, com algumas paradas parra mergulho. Ao final do trajeto há uma descida de tirolesa.


Esses são apenas alguns dos atrativos de Itacaré, com certeza um bom destino pra você passar as suas próximas férias. Eu pelo menos adorei! Volto pra BH amanhã já com a sensação de que preciso retornar um dia.

Quem quiser mais informações sobre a cidade pode clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário