quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Palhaço é o Brasil no Oscar...

...pelo menos por enquanto. O longa-metragem, dirigido por Selton Mello, foi o escolhido para concorrer pelo Brasil ao Oscar 2013. O filme disputava com outras 15 produções e venceu por apenas um voto. Cada um dos integrantes da comissão Audiovisual do Ministério da Cultura podia escolher até três filmes. O  Palhaço recebeu 8 votos no total, seguido por Xingu, com sete votos. À Beira do Caminho teve quatro votos, enquanto Histórias Que Só Existem Quando Lembradas recebeu três votos. Heleno e Colegas ficaram com um voto cada um.



Em toda a história, o Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de filme estrangeiro, mas nunca levou a estatueta. Os indicados foram O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso Companheiro (1998) e Central do Brasil (1999). Em 2004, Cidade de Deus concorreu a quatro estatuetas, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles, mas não entrou na disputa de filme estrangeiro.

Eu gosto muito de O Palhaço, mas tenho minhas dúvidas se ele vai entrar na disputa. E, se entrar, terá um sério concorrente pela frente, o francês Intocáveis, que é excelente, um sucesso de público e crítica ao redor do mundo. Vamos aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário