João e Maria nunca foi uma das minhas fábulas preferidas. Pra falar a verdade, nunca me contaram a história até o final. Sei que eles foram abandonados na floresta e, para não se perderem, soltaram migalhas de pão pelo caminho. Mas aí veio um pássaro e comeu tudo. Na tentativa de voltarem pra casa, foram parar na casa da bruxa, que era feita de doces. Achando João muito magrinho, ela o entupia de comida, enquanto Maria trabalhava como empregada. Um belo dia eles se rebelam e jogam a bruxa no forno. O que acontece a partir daí eu não sei, juro! Mas um improvável desfecho para esse conto-de-fadas é o mote de João e Maria: Caçadores de Bruxas, em cartaz nos cinemas.
No longa-metragem dirigido por Tommy Wirkola (quem?), os irmãos crescem e se tornam exterminadores das criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, eles são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), que queria aproveitar um eclipse lunar e realizar um feitiço que deixaria as bruxas imunes ao fogo - sim, a melhor maneira de se exterminar uma bruxa é botando fogo nela!
Não esperem muita lógica no filme! Os protagonistas, interpretados por Jeremy Renner e Gemma Arterton, usam um arsenal bélico para enfrentar as bruxas digno dos melhores filmes de ação da atualidade: pistolas, espingardas e até uma metralhadora somam-se à machados, lanças e arco-e-flecha. Cenas de luta não faltam! E eles apanham pra caramba! E, como se não bastasse, João é diabético (no filme eles falam da "doença do açúcar") e precisa de injeções regulares de insulina - onde ele consegue isso é a pergunta que não quer calar.
Vi o filme em 3D e toda hora "voa" uma coisa na gente! Estilhaços, lascas de madeira, flechas... mas achei o filme muito escuro, o que dificultava a visão tridimensional às vezes. Também notei alguns erros de continuidade e cortes confusos. O bom é que ele é rapidinho, tem menos de uma hora e meia. O desfecho pede uma continuação, mas eu tenho minhas dúvidas se eles irão produzir uma sequência. Se até a Famke Janssen disse que só aceitou fazer o filme porque precisava pagar o aluguel, imagina a furada que pode vir por aí!
Resumindo: João e Maria: Caçadores de Bruxas é uma bobagem! Divertida, mas ainda assim uma bobagem!
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Fábula repaginada - mais uma!
Postado por
Pedro Henrique Vieira - Jornalista, ator, cinéfilo, viciado em TV, música, internet e cultura pop em geral!
às
21:58
Marcadores:
3D,
cinema,
contos de fadas,
Famke Janssen,
filmes,
Gemma Arterton,
Jeremy Renner,
João e Maria: Caçadores de Bruxas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário