segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os vencedores do Oscar 2013

O mundo já conhece os vencedores da maior premiação do cinema mundial. A cerimônia de entrega do Oscar 2013 aconteceu na noite deste domingo, mais precisamente às 22h30 (horário de Brasília), diretamente de Los Angeles, nos EUA. 

Transmitido ao vivo pelos canais TNT (cabo) e Globo (com atraso, devido ao BBB), a festa reuniu a nata da sétima arte. O mestre de cerimônias foi o comediante Seth MacFarlane, o diretor de Ted (aquele filme do ursinho falastrão). Irônico, ele brincou com os atores, tirou sarro com Ben Affleck (que não foi indicado pela direção de Argo - um erro que a Academia iria se arrepender, segundo ele), falou dos filmes e interagiu com o Capitão Kirk, de Jornada nas Estrelas, que surgiu num telão, diretamente do futuro, para alertá-lo que ele seria o pior apresentador da história do Oscar.

A partir daí ele ia tentando fazer coisas diferentes, e o Capitão ia trazendo as manchetes do dia seguinte, que não ajudavam muito! Foi, no mínimo, original! Teve até uma música cantada por Seth que falava das atrizes que mostraram os seios nos filmes (muito engraçado!), uma versão em fantoches de meias do filme O Voo (hilária, mas só se você tiver assistido o filme), números de dança com outros famosos (inclundo Charlize Theron e Daniel Radcliffe), enfim, um belo show de entretenimento que durou 20 minutos! Eu adorei!

O primeiro prêmio da noite foi de ator coadjuvante. Deu Christoph Waltz, por Django Livre.


Em seguida, Paperman, da Disney, ganhou como Melhor Curta de Animação. Merecido! É lindo! Clique aqui para assisti-lo.

Valente levou o prêmio de Melhor Longa de Animação. Eu preferia Detona Ralph, mas...

Parte do elenco de Os Vingadores entregou o Oscar de Fotografia, que foi pra As Aventuras de Pi. Logo depois eles apresentaram o prêmio de Efeitos Visuais. Também deu Pi.

Melhor Figurino foi para Anna Karenina. E Cabelo e Maquiagem para Os Miseráveis.

Neste momento o Oscar fez uma homenagem aos 50 anos de James Bond, o agente 007, apresentado por uma das Bond Girls, Halle Berry. Depois de um vídeo com momentos da série, Shirley Bassey entrou e cantou Goldfinger.

Curfew, sobre um jovem que tenta se suicidar, ganhou como Melhor Curta-Metragem. Inocente, sobre uma jovem artista plástica, foi eleito o Melhor Documentário em Curta-Metragem. Documentário em Longa-Metragem foi para Searching For Sugar Man

O Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, que o Brasil sonha em ganhar um dia, foi para o austríaco Amor, como esperado.


A homenagem aos musicais também foi muito legal. Catherine Zeta-Jones cantou "All That Jazz", de Chicago. Jennifer Hudson berrou (no bom sentido, é claro) "And I am Telling You I'm Not Going", de DreamGirls. E o elenco de Os Miseráveis cantou uma das músicas do filme. Belíssimo!

Mark Whalberg e o ursinho Ted (graças aos efeitos digitais) entregaram os prêmios de Mixagem de Som, que foi para Os Miseráveis, e Edição de Som, que deu empate entre A Hora Mais Escura e 007 - Operação Skyfall.

Uma emocionada Anne Hathaway, também como esperado, foi eleita a Melhor Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis


Em seguida, Argo levou pra casa a estatueta de Edição. 

Pausa pra mais música: Adele interpretou "Let The Sky Fall", do mais novo 007, fortíssima candidata ao Oscar de Melhor Canção. 

Encontro inusitado: Harry Potter e a Bella do Crepúsculo juntos! Daniel Radcliffe e Kirsten Stewart (que entrou mancando!) apresentaram o prêmio de Direção de Arte: primeiro troféu da noite para Lincoln

Mais blá-blá-blá e prêmios honorários para pessoas que eu nem vou lembrar os nomes. A essa altura, já são duas horas e meia de transmissão e ainda faltam 8 prêmios... zzzzz.

George Clooney entra em cena com as lembranças póstumas. É a hora em que você para e pensa: "Meu Deus! Fulano morreu?!" Barbra Streisand sobe ao palco e canta em homenagem a um deles.

O elenco de Chicago, que ganhou o Oscar de Melhor Filme há 10 anos, entregou o prêmio de Trilha Sonora, que foi para Mychael Danna, por As Aventuras de Pi. E também o de Melhor Canção, que foi para... adivinha? Claro, Adele! A Norah Jones até se apresentou com a música do Ted, "Everybody needs a best friend", mas não teve jeito...

Roteiro Adaptado foi o próximo: ganhou Chris Terrio, por Argo. E Roteiro original foi para Quentin Tarantino, por Django Livre.

Chegou a hora dos prêmios mais esperados da noite! Melhor Diretor: Surpresa! Ang Lee, de As Aventuras de Pi! Confesso que estava torcendo pelo Spielberg, não pelo filme, e sim pela trajetória...

Atriz: não deu outra... Jennifer Lawrence, de O Lado Bom da Vida, que levou um tombo ao subir as escadas com aquele vestidão - fato que não diminuiu seu brilho!


Ator: sem surpresas... Daniel Day-Lewis, por Lincoln!


E, finalmente, o prêmio de Melhor Filme do Ano, apresentado pela primeira-dama americana, Michelle Obama: Argo!

Bem, e 3 horas e meia depois, eis que chega ao fim o Oscar 2013! Contabilizando, os grandes vencedores da noite foram As Aventuras de Pi com 4, Argo e Os Miseráveis com 3 e Lincoln e Django Livre com 2. Bem dividido. Vamos recapitular os vencedores?

Ator coadjuvante: Christoph Waltz ("Django livre")
Curta-metragem de animação: "Paperman"
Animação: "Valente"
Fotografia: “As aventuras de Pi"
Efeitos visuais: "As aventuras de Pi"
Figurino: "Anna Karenina"
Maquiagem e cabelo: "Os miseráveis"
Melhor curta-metragem: "Curfew"
Documentário em curta-metragem: "Inocente"
Documentário em longa-metragem: "Searching for a sugar man"
Filme estrangeiro: "Amor" (Áustria)
Mixagem de som: "Os miseráveis"
Edição de som: "A hora mais escura" e "007 – Operação Skyfall"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Edição: "Argo"
Design de produção: "Lincoln"
Trilha sonora original: Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
Canção original: "Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
Roteiro adaptado: Chris Terrio ("Argo")
Roteiro original: Quentin Tarantino ("Django livre")
Diretor: Ang Lee ("As aventuras de Pi") Atriz: Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Ator: Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Filme: "Argo"


Para finalizar a transmissão, uma música para "os perdedores", cantada por Seth MacFarlane. Agora é esperar pelo Oscar 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário