quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ajuda dos universitários

Universidade Monstros é o prelúdio de Monstros S/A, filme dos estúdios Pixar lançado em 2001. Eu gosto muito do original, principalmente por causa da garotinha Boo. Como este longa-metragem se passa "no passado", nada dela aparecer, claro. Acho que vem daí um pouco da minha frustração. Mas é louvável a intenção dos produtores de fazer uma história completamente diferente, e igualmente interessante!

A trama mostra as origens da dupla Mike Wazowski e James P. Sullivan. Desde pequeno o monstro de um olho só queria se tornar um grande assustador. Para isso, ele deve cursar uma das melhores faculdades no quesito sustos: a Universidade Monstros
Quando se conhecem, já no campus, os dois jovens monstros não se dão muito bem. Mike é o sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participar da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A Fraternidade Oosma Kappa (OK), que eles vão integrar, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Universidade Monstros aborda questões como bullying, aceitação, valor dos estudos e trabalho em equipe, ou seja, tem elementos para agradar igualmente crianças e adultos. Tudo bem que a realidade das universidades americanas é bem diferente das nossas, mas dá pra viajar junto e relembrar os tempos de escola. O longa-metragem deixa claro também que nem sempre cursar uma faculdade é o único caminho para o sucesso profissional...

O original em inglês tem vozes de Billy Cristal e John Goodman. Na versão em português, Michel Teló. Não faltam também referências a filmes adultos, como Carrie - A Estranha. E fiquem atentos para uma sequência em que Mike e Sulley vão parar no mundo dos humanos e precisam assustá-los. Os elementos de um bom filme de terror estão lá!

Eu ainda prefiro Monstros S/A, mas recomendo este também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário