sábado, 13 de julho de 2013

Z de zumbi

Você gosta de filmes de zumbis? Curte Resident Evil? Assiste The Walkind Dead? Então provavelmente você vai gostar do novo filme do Brad Pitt, Guerra Mundial Z, dirigido por Marc Forster e baseado no livro homônimo de Max Brooks.

Uma terrível e misteriosa doença se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis. Como a velocidade do contágio é impressionante, o Governo americano recruta um ex-investigador da ONU para, junto com um cientista, investigar o que pode estar acontecendo e tentar achar uma cura. É aí que entra Gerry Lane (Brad Pitt), que tinha optado por abandonar o trabalho de campo e dedicar mais tempo à família.

Sem alternativas, ele começa a percorrer o caminho inverso da contaminação para tentar entender as causas ou, ao menos, identificar uma maneira de conter o contágio antes do apocalipse. Dos Estados Unidos eles vão para a Coréia do Sul, Israel, Reino Unido, numa verdadeira corrida contra o tempo.

O que diferencia os zumbis de Guerra Mundial Z dos zumbis dos outros filmes é que eles são extremamente rápidos e ferozes. Os efeitos especiais impressionam. São milhares de zumbis correndo, se aglomerando, se amontoando, subindo uns em cima dos outros. A tensão permanece o tempo todo. Preste atenção na cena em que eles pulam os muros de Jerusalém e a que eles tomam conta de um avião em pleno vôo. É difícil ficar sentado na poltrona do cinema.

A produção do longa passou por diversas dificuldades: mudanças no roteiro, gravação de novas cenas, problemas com os efeitos especiais... Após todas essas alterações, o filme teve sua estreia adiada em mais de seis meses. Mas valeu a pena. O filme arrecadou, em um fim de semana, US$ 111,8 milhões, sendo US$ 66 milhões só nos Estados Unidos, o que o colocou como a maior abertura da carreira de Brad Pitt.

O final fica em aberto, mas mostra como os mais diferentes países se organizaram contra a epidemia, numa guerra em escala mundial. O bom desempenho fez com que a Paramount Pictures desse sinal verde para a realização de uma sequência. Ou seja, em breve teremos Guerra Mundial Z 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário