quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Uma bela homenagem aos monstros gigantes




Círculo de Fogo estreou em 554 salas de cinema Brasil afora e, somente em um fim de semana, alcançou público estimado de 342 mil pessoas. Eu fui uma delas. E só tenho uma coisa a dizer: o novo longa de Guilherme del Toro é do c***lho! Sério! Não tem outro adjetivo pra explicar minha reação após pouco mais de duas horas de filme!

Trata-se de uma aventura de ação e ficção científica que se passa num futuro próximo, 2023. Logo nos primeiros minutos uma narração em off conta o que aconteceu com nosso planeta. Legiões de criaturas monstruosas, no melhor estilo Godzilla, conhecidas como Kaiju, começam a surgir dos mares através de uma fenda oceânica (um portal para outra dimensão). Tem início então uma guerra que tomaria milhões de vidas e consumiria os recursos da humanidade por anos.

Para combater os gigantescos Kaiju, um tipo especial de armamento foi desenvolvido: os Jaegers, robôs gigantes controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes estão sincronizadas por uma ponte neural, chamada de “neuroconexão”. À medida que o inimigo torna-se mais potente a cada ataque, os Jaegers se mostram quase indefesos diante dos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças em defesa da humanidade não têm outra escolha a não ser recorrer a dois heróis improváveis – um ex-piloto isolado (Charlie Hunnam), que perdeu o irmão numa batalha, e uma principiante inexperiente (Rinko Kikuchi). Eles formam a equipe que pilotará um Jaeger aparentemente obsoleto. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade diante do apocalipse iminente.


É muito legal ver as máquinas, o interior delas, como os pilotos se movimentam para conduzi-las... e mais incrível ainda é ver as cenas de luta! Imagine as batalhas dos Zords dos Power Rangers ou Changeman contra os monstros gigantes melhorada infinitas vezes. É o que você verá em Círculo de Fogo. É exagerado? Se é! Mas alguém ainda liga pra isso?

Infelizmente eu vi o filme dublado e o áudio estava meio baixo, então era difícil entender algumas falas. Se puder, veja em cópia 3D legendada. Só assim você irá usufruir melhor dos impressionantes efeitos visuais. As lutas são épicas e as cidades destruídas sem dó! Os coadjuvantes também estão bem: Idris Elba no papel do durão comandante Stacker, tem a dupla de cientistas que vive brigando, e Ron Perlman (o Hellboy do cinema), que vive um exótico traficante de produtos derivados dos Kaiju.

Todo mundo saiu falando bem do filme na sessão que assisti. Mas acho que Círculo de Fogo agrada mais ao público masculino, ainda mais por tratar de um universo do qual a gente se identifica desde pequeno: os robôs. Não que as mulheres não vão gostar, pelo contrário. Mas assim como as comédias românticas são voltadas (mais) para elas, o longa-metragem em questão é direcionado pra nós, homens. Minha opinião.

Sei que tô enchendo bastante a bola do filme, mas é que realmente achei muito divertido. Tem pitadas de comédia e romance. Fui sem pretensões e me surpreendi. E acho que você também vai curtir. É como se fosse um Transformers melhorado. Dá só uma olhada no trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário