sexta-feira, 21 de março de 2014

This is... Gréciaaaaaa!!!

Se você assistiu 300, deve se lembrar da famosa cena abaixo, em que Leonidas declara guerra ao exército persa.



Pois a cena poderia se repetir em 300 - A Ascensão do Império, em cartaz nos cinemas. Só que desta vez Themistocles (Sullivan Stapleton) gritaria "This is... Gréciaaaaa!!!". É isso mesmo. Não se trata da sequência do filme de 2007, e sim um paralelo. Eu explico:

Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles é o responsável por liderar os gregos. Aos poucos vemos o que aconteceu com os 300 de Sparta, com cenas do filme original. Mas o foco é outro.



O longa metragem, dirigido por Noam Murro e baseado nos quadrinhos de Frank Miller, tem muitas cenas de batalhas no estilo de seu antecessor. Guerreiros sarados seminus empunham suas espadas e saem decepando braços, pernas, cabeças... o sangue jorra. Vi o filme em 3D, o que só aumentou o realismo das lutas. Nem tente contar os mortos. Depois do décimo você se acostuma e fica inerte à tanta violência, prestando mais atenção nas coreografias, que alternam cenas em câmera lenta com outras extremamente rápidas. O resultado impressiona.

O ruim é que 300 - A Ascensão do Império tem uma fotografia escura demais. Tem horas que é difícil ver o que está acontecendo. Rodrigo Santoro ganhou destaque e até descobrimos como ele se tornou aquela figura bizarra de Xerxes, mas quem rouba a cena mesmo é Eva Green no papel da vilã Artemisia (se é que podemos chama-la de vilã. Pra mim ela está mais pra antagonista, uma guerreira experiente capaz de tudo pra derrotar os gregos). Tenho certeza que você vai prestar atenção na forte cena de sexo entre ela e Themistocles. Uma verdadeira "luta" que... uau! Só digo uma coisa: assista.

O final deixa claro que haverá uma continuação. Tomara que não demore mais sete anos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário