terça-feira, 21 de setembro de 2010

Novas (e velhas) empreitadas de Tim Burton

O novo filme do diretor Tim Burton se chama Frankenweenie e vai ser em stop-motion, técnica com bonecos que são fotografados quadro a quadro. Trata-se de uma nova versão de um curta-metragem com atores reais que ele lançou em 1984.


Para este projeto Burton convidou apenas atores que já atuaram com ele em outros filmes: Winona Ryder (Beetlejuice e Edward Mãos de Tesoura), Martin Short (Marte Ataca!), Catherine O’Hara (Beetlejuice) e Martin Landau (Ed Wood). Todos eles serão dubladores nesta nova versão.

O roteiro da versão moderna de Frankenweenie é de John August. A história mostra um cachorro que é trazido de volta à vida por seu dono de um jeito meio Frankenstein de ser. A estreia nos EUA está marcada para 9 de março de 2012.

Besouro-Suco

Falando em Tim Burton, vamos falar um pouco mais do filme Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem (1988). Nele, Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal que moram em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio.

Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram - e quando Adam tenta traçar o caminho de volta encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram.


Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é formada pelo empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito.

Eles decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos" Beetlejuice.

No elenco, Michael Keaton (Beetlejuice), Alec Baldwin (Adam Maitland), Geena Davis (Barbara) e Winona Ryder (Lydia). Vamos relembrar uma cena clássica do filme, totalmente nonsense? Tinha que ser coisa do Tim Burton mesmo.



Animação

Em 1989 o filme ganhou uma versão animada que durou quatro temporadas, até 1991. Nela, o mundo dos mortos passa a ser uma versão amalucada do mundo real chamado Lugar Nenhum. O próprio Tim Burton serviu como o produtor executivo da série.


Vocês se lembram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário