quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Filme do Lula será o Brasil no Oscar?


Lula - O filho do Brasil, de Fábio Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das 5 vagas ao Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira.

A decisão, anunciada hoje em São Paulo, foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.


Uma enquete feita pelo Minc na internet mostrou que o público brasileiro preferia ter outro representante ao Oscar. Nosso Lar, de Wagner de Assis, recebeu 70% dos 130 mil votos recebidos. Em seguida, outro filme inspirado na doutrina espírita, Chico Xavier, de Daniel Filho, que teve 12% dos votos na enquete.

Lula - O filho do Brasil recebeu apenas 1% dos votos na enquete, atrás de filmes independentes como Os Famosos e os Duendes da Morte, O Grão e Antes que o Mundo Acabe.


No total, 23 produções nacionais competiam pela vaga. Agora, o filme escolhido disputará com longas de outros 95 países uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar. Os nomes dos cinco indicados serão divulgados em 25 de janeiro.

Há uns meses eu fiz uma resenha sobre o filme do Lula aqui no Blog (clique aqui para ler). Mas e você, o que você achou dessa pré-indicação? Gostou?

4 comentários:

  1. Achei péssima essa indicação! É inegável o valor do presidente Lula, mas NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, houve um brasileiro que desse tantas lições de amor como Chico Xavier. Nosso Lar serviria não somente para passar uma lição de amor ao mundo, mas mostraria que o Brasil é o páis do futuro (todo espírita sabe que o Brasil foi escolhido para ser o coração do Mundo) não somente porque sua economia vai bem, mas PRINCIPALMENTE porque pensa em ajudar quem precisa de nossa ajuda, tanto aqui quanto em outros países. Sinceramente, acredito que esse desrespeito à opinião popular terá um peso que nenhuma tentativa de ataque do candidato da oposição teve até agora. O povo já está maduro para perceber quando está sendo manipulado, tanto por um lado quanto por outro. O mínimo que o Ministério da Cultura deveria fazer era voltar atraz. Mesmo que o filme Nosso Lar não fosse o escolhido, nada mais justo que o povo brasileiro escolha o filme que melhor nos representa. Estou muito decepcionada com o Governo Federal… Se não é o voto popular quem define a escolha do filme, deveria ser. Se o povo é maduro o bastante para escolher seu presidente, por que precisamos de uma Comissão de Seleção formada por “especialistas” para escolher um filme? Totalmente ridículo! O Lula não precisa disso, a Dilma tão pouco! Pegou muuuuito mal! Se não tivesse tão certa do meu voto (e da falta de outra opção), pensaria duas vezes da minha escolha na urna. Afinal, pelo menos dia 3/10, a escolha será do povo!

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, a questão do Oscar não é moral, é artística.

    Eu não assisti ao filme sobre a vida do Lula para opinar, mas Chico Xavier e Nosso Lar não são filmes com nível para Oscar, e tampouco dariam uma lição ao mundo... em todo país há pessoas boas, exemplos como é o caso do Chico, e Nosso Lar, sem uma cultura espírita, como há no Brasil, não passaria de um filme de ficcção científica, mal produzido...

    ResponderExcluir
  3. E essa história do Brasil ser o coração do mundo é tão fantasiosa, que é até embaraçoso ficar repetindo...

    Pode vir a ser, no dia em que houver mais ética no trato, mais transparência... mais solidariedade, por enquanto o Brasil é ainda o pais da "bundalização", bunda é motivo para vender e comprar tudo, e tudo que é de bom gosto, boa índole, e faz bem... fica para segundo plano...

    ResponderExcluir
  4. É... acho que Nosso Lar, mesmo com todos os "efeitos especiais", não é um filme pro Oscar. E a gente sabe que política faz parte da premiação sim. Não no sentido partidário. Mas talvez um filme sobre o Lula, um cara reconhecido mundialmente e que já ficou na lista das pessoas mais influentes do mundo, talvez renda ao Brasil sua 1ª estatueta.

    ResponderExcluir